Novembro 2017

Izaias Colino e Rose Ielo preocupados com a participação da juventude
10/11/2017 17:02 - Assessoria de Imprensa
Os vereadores Izaias Colino [PSDB] e Rose Ielo [PDT] trouxeram à discussão na sessão de 06/11 o importante tema da necessidade de estabelecer políticas que incentivem a participação social da juventude.

Por meio do requerimento nº 1080/2017 os vereadores pedem ao prefeito Mário Pardini e ao secretário de Descentralização de Participação Comunitária, André Rogério Barbosa, informações atualizadas sobre o andamento do processo referente à elaboração do Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal da Juventude em Botucatu.

Motivado pelo Estatuto da Juventude e já instituído em diversas cidades, o Conselho tem se mostrado caminho eficaz para oferecer suporte e suprir a necessidade dos jovens. “O Conselho é um espaço democrático que tem como objetivo que os jovens, em parceria com os órgãos públicos municipais, participem na elaboração e na execução de políticas públicas da juventude, que eles colaborem com a administração municipal. É uma forma de permitir, também, que os jovens possam revelar seus talentos e ter suas demandas atendidas”, explica Colino.

Além disso, o Conselho também permite que os jovens atuem no sentido de fiscalizar e fazer cumprir a legislação que assegura seus direitos; que fomentem o associativismo juvenil, prestando apoio e assistência quando solicitados; e que estimulem a participação de outros jovens nos organismos públicos e movimentos sociais. “Nos últimos anos, as esferas governamentais têm proporcionado avanços no que se refere a promover direitos aos nossos jovens e sua inserção na sociedade, assim como a construção de políticas públicas voltadas à abertura de ambientes que permitam atividades juvenis e diálogos que resultem em uma sociedade mais igualitária”, completa Rose Ielo.