Novembro 2018

Escola recebe homenagem por iniciativa da “UTI das plantas”
8/11/2018 12:23 - Assessoria de Imprensa

Um projeto que envolve alunos do Ensino Fundamental I da EMEF “Professor Paulo Guimarães”, no Jardim Brasil, ganhou destaque na sessão de 5 de novembro na Câmara Municipal de Botucatu e serve como exemplo para todo o município.

O “UTI das Plantas” é uma ação educativa que teve início em 2017 e propõe desenvolver nos alunos valores, atitudes e posturas éticas, domínio de procedimentos e estimular o cuidado ao meio ambiente.

Na prática, o projeto é relativamente simples: por meio de parceria com estabelecimentos que comercializam vasos de flores, plantas aromáticas e temperos a escola recebe os vasos que não foram comprados e que seriam “descartados”. As crianças, então, trabalham para a recuperação das plantas, cuidam, regam, replantam... e o produto final, as plantas bem cuidadas, é utilizado para embelezar a escola, presentear as famílias, etc.

“É um projeto lindo e muito importante, porque oportuniza a essas crianças e jovens a vivência em torno da preservação dos recursos naturais, a valorização da qualidade do ambiente e a adoção de uma postura crítica diante da própria realidade. A grande desta proposta é o trabalho didático que leva os alunos a sentirem-se também pertencentes à escola, ao ambiente em que plantam e cultivam as plantas”, explica a vereadora Alessandra Lucchesi, autora da moção apresentada para homenagear a iniciativa.