Junho 2019
  GMT -03:00
 






Notícia


Vereadora foca demandas em questões relacionadas ao meio ambiente
13/3/2019 14:59 - Assessoria de Imprensa
 Preocupada com questões relacionadas à preservação do meio ambiente e políticas públicas a vereadora Alessandra Lucchesi [PSDB] encaminhou durante a última sessão ordinária, duas solicitações voltadas para o tema. A primeira delas trata do descarte de embalagens de cartelas de remédios na cidade e a segunda pede informações a respeito do trabalho desenvolvido pelo Cuesta Limpa na cidade.

A questão relacionada ao descarte de remédios foi encaminhada ao secretário do Verde e ao presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, solicitando informações sobre o descarte das embalagens de cartelas de remédios em Botucatu, bem como um pedido para que os clubes rotários e o Fundo Social analisem a possibilidade de implantar uma campanha de arrecadação de embalagens secundárias [aquelas que não entram em contato com o medicamento, como: envelopes, caixas de papelão, bula], nos moldes da cidade de Araçatuba. Na referida cidade, o material arrecadado no trabalho voluntário é encaminhado para uma empresa de reciclagem e acaba gerando recursos para a compra de cadeiras de rodas e outros utensílios usados por pessoas com dificuldade de locomoção na cidade, poupando também o meio ambiente dos resíduos oriundos da incineração do material.

A segunda demanda foi direcionada ao secretário do Verde, ao presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente - COMDEMA e ao Presidente do Conselho Municipal de Turismo – COMUTUR e trata da Campanha “Cuesta Limpa”, uma ação voluntária que desde 2015 tem por objetivo sensibilizar a população e turistas para os cuidados com a natureza. Nos eventos do “Cuesta Limpa”, os voluntários recolhem o lixo espalhado por diversos pontos da Cuesta. O Projeto faz parte da Campanha Clean Up The World, uma campanha global que inspira e capacita as comunidades para limpar, conscientizar e conservar o meio ambiente.

Destacando o fato de que Botucatu recebeu o selo de Município de Interesse Turístico no início do ano, o que aumenta a responsabilidade a respeito do tema, Alessandra pede as seguintes informações do grupo: O que é e qual a missão da Campanha Cuesta Limpa desde a sua implantação?; Quais as cidades envolvidas na Campanha?; Qual o calendário da Campanha “Cuesta Limpa” para 2019?; Qual a relação entre o Conselho Municipal do Turismo, o Conselho Municipal do Meio Ambiente e a Campanha “Cuesta Limpa”?; e quais as temáticas trabalhadas nos anos anteriores e qual será a temática para 2019?