Janeiro 2019
  GMT -03:00
 






Galeria de Presidentes



JOSÉ CARLOS LOURENÇÃO

Presidência(s): 2007 - 2008

Natural de Bernardino de Campos (SP). É casado com a Sra. Maria Narci Teodoro Lourenção e seus filhos são : Régis Augusto Lourenção e Danilo César Lourenção. José Carlos Lourenção exerce a função de Torneiro Mecânico e Sindicalista. É Vereador integrante da bancada do Partido dos Trabalhadores e, foi eleito pela primeira vez, em 2001, com 653 votos sendo que já está na sua 2a legislatura para a qual foi eleito com 706 votos.

José Carlos Lourenção já foi Diretor/Presidente do Conselho Fiscal da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, durante 6 anos, exerceu o cargo de Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Botucatu e, também já foi Juiz Classista do Trabalho na antiga JCJ de Avaré, ocupando o cargo por seis anos na condição de suplente e mais seis anos na função titular.

Lourenção é sindicalista de luta e de coração e há 20 anos (desde 1986) está envolvido com o Sindicato dos Metalúrgicos de Botucatu. Suas empreitadas sempre foram a favor do trabalhador lutando por reivindicações salariais e jornadas de trabalho justas. Em sua jornada sindicalista, Lourenção lembra de greves memoráveis realizadas junto à Duratex, Hidroplás, Neiva e Caio, sempre tendo como mote a garantia do direito dos trabalhadores.

Mesmo assim o Vereador e atual presidente da Câmara Municipal de Botucatu, acredita que uma das melhores e mais eficazes ações que realizou à população em geral foi na época da falência da empresa CAIO. De acordo com Lourenção, na ocasião, o interesse primordial do Sindicato era lutar para garantir o emprego dos trabalhadores, lutar por benefícios e encampar a idéia de cooperativa. A idéia deu certo, amenizou a situação, garantiu os empregos e após dez meses de cooperativa a Induscar/Caio registrou todos os trabalhadores. Hoje conta com 2 mil empregos diretos e 2 mil empregos indiretos.

Como vereador, Lourenção acredita muito mais em ações práticas do que em registros burocráticos como requerimentos e moções, mesmo acreditando serem esquemas necessários. De acordo com o parlamentar, ele é um vereador que procura mais agir e atender a população pessoalmente. É co-autor de diversos projetos como os que instituem a Semana Municipal da Luta Antimanicomial, o Dia da Dislexia e o que confere a medalha de Reconhecimento Comunitário de Segurança a integrantes da Policia Civil e Militar de Botucatu, entre outros.

Assumiu o cargo de Presidente da Câmara Municipal no dia 1° de janeiro de 2007. Amanhã, 14 de abril, 152º aniversário de Botucatu, completa 104 dias no cargo.

Créditos do Texto: Olavo Pinheiro Godoy