Medidas de extinção do uso de sacolas plásticas em mercados são debatidas na Câmara
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
04 de janeiro de 2012
Acompanhando as atuais tendências de sustentabilidade e responsabilidade ambiental, a Câmara Municipal de Botucatu promoveu reunião com o objetivo de discutir medidas para abolição ao uso de sacolas plásticas em mercados. O encontro ocorreu na tarde de terça-feira [3], na sede da Casa de Leis.
A iniciativa partiu da Associação Paulista de Supermercados [Apas], em âmbito estadual. A entidade assinou um Termo de Cooperação com o Governo Estadual, extensivo às Prefeituras Municipais, que determina que dia 25 de janeiro marcará o fim do descarte irracional de sacolas nos supermercados.
Participaram do encontro, além de representantes da Associação Paulista de Supermercados [Apas], proprietários de mercados locais de diferentes portes e representantes da União ACE/CDL de Botucatu e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A reunião, conduzida pelo presidente da Câmara Municipal de Botucatu, vereador Curumim [PSDB], contou ainda com a presença dos vereadores Lelo Pagani [PT], Bombeiro Tavares [DEM], Professor Gamito [PT], Abelardo [PSD] e Professor Nenê [PT].
De acordo com o chefe do Legislativo, o encontro teve por objetivo consolidar um grupo de discussão que possa propor medidas viáveis para extinção do uso de sacolas plásticas no Município. “Trata-se de uma tendência nacional e Botucatu não pode ficar de fora”, coloca.
Curumim aponta uma série de benefícios que poderão ser alcançados com a extinção do uso de sacolas plásticas. “De modo geral, o controle do uso de sacolas plásticas beneficia diretamente o meio ambiente”, diz. “Mas, em ações práticas, também representa um tempo maior de uso, e redução de danos ambientais, do aterro sanitário local, já que a circulação de sacolas plásticas na Cidade será reduzida”, afirma.
O parlamentar ainda aponta que a medida deve favorecer os próprios comerciantes. “Apesar de haver a necessidade de investimentos em campanhas de conscientização, num segundo momento os estabelecimentos comerciais deixarão de gastar recursos financeiros com a distribuição de sacolas plásticas”, salienta.
Segundo Curumim, uma nova reunião será realizada para discutir ações específicas de conscientização sobre o uso de sacolas plásticas e alternativas à utilização desse material.
Esse próximo encontrou será realizado na quinta-feira [12], a partir 18h30, na sede do Legislativo botucatuense – Praça Comendador Emílio Peduti, nº 112, Centro. A reunião será aberta à população.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Câmara Municipal de Botucatu
Foto: André Luís Lourenço/CMB
Notícias Relacionadas
Abelardo cobra solução para vazamento da Sabesp na Avenida Júlio Vaz de Carvalho
21 de julho de 2011
Professor Nenê discute aluguel de prédios, pavimentação asfáltica e melhorias em praça
21 de julho de 2011