Vereadora pede criação de área de segurança escolar nos arredores de colégios da cidade
Vereadora pede criação de área de segurança escolar nos arredores de colégios da cidade
30 de abril de 2019
As questões envolvendo a segurança no entorno das instituições de ensino voltaram ao cenário dos debates políticos e por atuar diretamente nessa área é que a vereadora Alessandra Lucchesi [PSDB] utilizou seu espaço durante a última sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Botucatu para cobrar a criação de uma área de segurança escolar. O pedido acabou aprovado pelos demais legisladores.
O documento foi encaminhado ao Prefeito Municipal, e ao secretário municipal de Segurança, solicitando que ambos informem sobre a possibilidade de elaborar projeto de lei que estipule os arredores das escolas do município como áreas de segurança escolar com prioridade especial do Poder Público Municipal especificando a ações a serem desenvolvidas em tais áreas, de forma a garantir a segurança e a tranquilidade nos moldes de legislação existente no município de São Carlos.
A legislação citada pela vereadora cria uma área de segurança escolar em um raio de cem metros a partir dos portões de entrada e saída das escolas, com a devida demarcação e onde o Poder Executivo tem que priorizar ações como: iluminação pública, pavimentação de ruas e manutenção de calçadas, poda de arvores, limpeza de terrenos; controle e eliminação de terrenos baldios; retirada de entulhos; manutenção permanente de faixas de travessia de pedestres, coibir a distribuição ou exposição de escritos inapropriados, fiscalização intensiva do comércio em geral, fogos de artifício; implantação de câmeras de monitoramento, entre outros.
Para a vereadora, uma medida que trará mais conforto e segurança para alunos e pais de alunos. “Tal legislação foi criada com o objetivo de garantir por meio de ações sistemáticas, maior tranquilidade aos alunos, educadores e pais. Seria de extremo benefício que uma legislação semelhante a criada pela prefeitura de São Carlos fosse implantada em Botucatu”, comenta Alessandra Lucchesi.
Notícias Relacionadas
Abelardo cobra solução para vazamento da Sabesp na Avenida Júlio Vaz de Carvalho
21 de julho de 2011
Professor Nenê discute aluguel de prédios, pavimentação asfáltica e melhorias em praça
21 de julho de 2011