Audiência Pública abordou a importância da preservação da Floresta Estadual de Botucatu
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
27 de março de 2024
Na manhã desta quarta-feira (27/03), a Câmara de Botucatu realizou uma audiência pública para discutir a importância da preservação e conservação da Floresta Estadual de Botucatu (FEB).
Motivada a partir de um requerimento de autoria do vereador Lelo Pagani (PSDB), a cerimônia contou com exposições dos professores Felipe Amorim e Silvia Nishida, do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu. Em suas falas, os educadores explicaram a importância da FEB para o desenvolvimento de pesquisas científicas, já que o local abriga mais de 200 espécies de animais e plantas, muitas das quais ameaçadas de extinção.
Em determinado momento, a Professora Silvia abordou sobre os riscos que essa biodiversidade corre, citando o depósito contínuo de lixo, incêndios criminosos, subtração de espécies nativas, monocultura agrícola no entorno e expansão urbana desordenada. As considerações levantaram um ponto importante: a FEB precisa de proteção, por ser um importante espaço de educação ambiental. O objetivo principal, segundo a professora, é que o local se torne oficialmente uma Unidade de Conservação, ou seja, uma área reconhecida pelo Poder Público, com características naturais relevantes, que têm entre suas finalidades a preservação, o uso sustentável e a recuperação dos ambientes naturais.
Para demonstrar tal uso educativo, alunos e professores da EMEFI Hernani Donato estiveram presentes nas galerias do plenário e apresentaram trabalhos desenvolvidos sobre a temática. Estudantes do Colégio Embraer também comentaram sobre o aprendizado significativo que tiveram sobre o Cerrado ao longo do ano de 2023, culminando com a construção de maquetes educativas, as quais foram apresentadas ao público presente. A aluna da Unesp, Alana Hartkopf, agraciou a audiência com uma apresentação musical da canção “Encanto do Cerrado”, alusiva à importância do bioma. Já a membro da Academia Botucatuense de Letras, Silvia Aparecida Pereira, declamou o poema “Vozes de um cerrado-chave”, de autoria de Vinicius Nunes Alves, em reverência à FEB.
O Presidente da Câmara, vereador Cula (PSDB), e os vereadores Alessandra Lucchesi (PSDB), Rose Ielo (PDT), Palhinha (União) e Marcelo Sleiman (União) estiveram presentes e puderam tecer considerações e questionamentos sobre o tema. O público presente também pode participar, tanto de forma presencial, como remota.
Quer ver a audiência na íntegra? A gravação está disponível no Facebook e Youtube da Câmara de Botucatu!
Notícias Relacionadas
Abelardo cobra solução para vazamento da Sabesp na Avenida Júlio Vaz de Carvalho
21 de julho de 2011
Professor Nenê discute aluguel de prédios, pavimentação asfáltica e melhorias em praça
21 de julho de 2011