Última plenária de abril tem sete aprovações unânimes e um pedido de vista
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
30 de abril de 2024
Na noite da última segunda-feira (29/04), sete projetos de lei foram aprovados por unanimidade dos votos em sessões ordinária e extraordinária da Câmara de Botucatu.
Em plenária ordinária, a primeira matéria em pauta (PL 30/24) retornou à discussão após duas sessões. Ela dispõe sobre o Conselho e a Conferência Municipal da Cidade de Botucatu, porém, recebeu novamente um pedido de vista pela vereadora Rose Ielo (PDT), e deve retornar às discussões da próxima sessão.
Em seguida, o PL nº 24/24, de iniciativa do Vereador Silvio (PSD), instituiu em Botucatu a Semana de Orientação e Conscientização ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, um tipo de câncer ocular. Segundo o parlamentar, a data será promovida anualmente na semana do dia 18 de setembro, objetivando alertar a população sobre a importância de se diagnosticar precocemente a doença, para melhor sucesso do tratamento.
Uma outra matéria, também de autoria do vereador supracitado, denominou de "Ernani Pardini" o Parque Municipal e o Centro de Eventos localizados entre a Avenida Odilon Cassetari e a Barragem de Acumulação de Água no Rio Pardo (PL 46/24). Em tribuna, o parlamentar comentou sobre a biografia do homenageado, acentuando seu trabalho exemplar frente à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
A terceira aprovação da noite (PL 50/24) denominou de “Vicente Fumes”, a Rua 01 do Residencial Montana. Em tribuna, o presidente Cula (MDB), autor da matéria, comentou sobre a trajetória de vida do homenageado, exaltando seus trabalhos com a jardinagem.
A sessão ordinária se encerrou com a inclusão no Calendário Oficial do Município do evento “Amantes da Antiguidade”. Segundo o presidente Cula, autor do projeto (PL 53/24), a celebração ocorrerá anualmente no mês de abril e tem por objetivo promover, proteger e estimular o interesse cultural e histórico, bem como o estudo, a coleção de bens móveis e exposição de veículos automotores, o comércio responsável e a divulgação de objetos antigos.
Já em sessão extraordinária, foram aprovados dois projetos de alterações orçamentárias, modificando o Plano Plurianual (PPA - 2022/2025), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2023) e Lei Orçamentária Anual (LOA 2023).
O projeto de lei complementar 09/2024 e o PL 54/2024, de autorias da Prefeitura, abriram um crédito adicional especial até o limite de pouco mais de R$ 531 mil para o atendimento de demandas das Secretarias de Cultura e de Zeladoria e Serviços.
Conforme expõe o documento, o valor vem de fichas suplementares anuladas das próprias secretarias, e será utilizado principalmente para reformas e manutenções de prédios e equipamentos públicos.
E finalizando a noite, uma outra matéria, também de autoria do Prefeito, alterou a lei que trata do parcelamento de solo urbano do Município de Botucatu (PL 48/24). A mudança visa melhorar a aplicação dos dispositivos da lei no âmbito das análises dos empreendimentos, de acordo com legislações federais que tratam de questões técnicas da área.
Lembrando que todos os projetos discutidos nesta e em outras sessões plenárias podem ser consultados em sua íntegra no site da Câmara de Botucatu.
Notícias Relacionadas
Abelardo cobra solução para vazamento da Sabesp na Avenida Júlio Vaz de Carvalho
21 de julho de 2011
Professor Nenê discute aluguel de prédios, pavimentação asfáltica e melhorias em praça
21 de julho de 2011