História de Botucatu



 



O município de Botucatu está localizado no centro do estado de São Paulo, a cerca de 235 km da capital. Sua área de 1.486,4 m2 faz limites com os municípios de Anhembi, Bofete, Pardinho, Itatinga, Avaré, Pratânia, São Manuel, Dois Córregos e Santa Maria da Serra.

 

O nome da cidade é de origem tupi – Ibytu-katu – e significa "bons ares". Ao longo do tempo, a cidade foi crescendo e o lema foi completado com duas outras qualidades: "Botucatu: cidade dos bons ares, das boas escolas e das boas indústrias".

 

O clima é ameno (temperaturas médias de 22º C) e a altitude relativamente elevada: varia entre 756 m na baixada (antigo Matadouro) e 920 m no Morro de Rubião Júnior (ponto mais alto). O Marco Zero de Botucatu está localizado na Praça Emílio Peduti (Bosque), exatamente onde fica o prédio do Poder Legislativo Municipal.

 

DATAS

 

Mistérios e lendas que até hoje envolvem Botucatu datam do período pré-cabralino. Diz-se que teria sido ponto de passagem no caminho para o Peabirú, trilha lendária que ligava o litoral atlântico a terras peruanas. O povoamento, de fato, teve início entre o Ribeirão Lavapés e a Praça Coronel Moura, onde se concentrava parte da tribo dos índios caiuás.

 

Os primeiros sinais do crescimento vieram em 1830, quando fazendeiros decidiram subir a cuesta e povoar as terras ainda desabitadas. Em 23 de dezembro de 1843 o Capitão José Gomes Pinheiro Vellozo doou terras para a criação do Patrimônio da Freguesia de SantAnna de Botucatu, data considerada, para efeitos históricos, a Fundação de Botucatu. Em 19 de fevereiro de 1846 foi criada a Freguesia do Distrito do Cimo da Serra de Botucatu, que em 14 de abril de 1855 foi elevada a Vila e teve sua emancipação político-administrativa. É nesta data, portanto, que se comemora o aniversário da cidade. Em 20 de abril de 1866 foi criada a comarca de Botucatu e em 16 de março de 1876 a Vila foi elevada à categoria de cidade (Lei nº 4.370 de 07 de abril de 2003).




[ * ] - Fontes: Prefeitura Municipal de Botucatu; livro "Achegas para a história de Botucatu", de autoria de Hernâni Donato; arquivo Câmara Municipal de Botucatu.

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!