Direcionando sua atuação para temáticas relacionadas à educação municipal, a vereadora Alessandra Lucchesi [PSDB] utilizou seu espaço durante a última sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Botucatu para direcionar um questionamento relacionado à temática da distorção da idade e série na cidade. O pedido foi aprovado pelos demais legisladores.
O requerimento foi direcionado ao secretário municipal de Educação e também para a Dirigente Regional de Ensino, pedindo para que ambos analisem a possibilidade de realizar um levantamento de dados sobre o indicador de distorção de idade e série e quais ações vem sendo desenvolvidas para este público jovem com defasagem escolar nas redes de ensino em nosso município.
A vereadora destaca que o indicador de taxa de distorção idade/série utilizado no Censo Escolar indica o percentual de alunos que tem dois ou mais anos de idade acima do recomendado em determinada série, tendo como base a idade de seis anos estabelecida para ingresso no ensino fundamental. A cada quatro alunos da educação básica no Brasil um aluno está mais de dois anos defasado. “É um retrato muito importante. Um sintoma claro da crise de aprendizagem que o país vive e precisamos estar atentos ao nosso município para evitar este significativo indicador nas nossas escolas públicas”, explica Lucchesi.
Assim, a demanda apresentada pelas escolas públicas a esta Casa de Vereadores sobre jovens com distorção idade e série em Botucatu nos remete a questões como: Qual o percentual de alunos com distorção idade-série em nossa cidade? Quais ações o governo estadual e municipal investe para resolver este indicador? Quais os motivos sociais ou educacionais desta defasagem?