Notícias

Ouvir a Notícia


Audiência Pública debateu sobre implantação de Escola Legislativa em Botucatu

Audiência Pública debateu sobre implantação de Escola Legislativa em Botucatu

Imagem de Audiência Pública debateu sobre implantação de Escola Legislativa em Botucatu

Na noite desta quinta-feira, dia 22, ocorreu na Câmara Municipal, uma audiência pública com o intuito de debater sobre Escola Legislativa e sua importância para o município de Botucatu.

A audiência foi realizada atendendo ao requerimento de n°513 de autoria dos vereadores João Elias, Curumim, Lelo Pagani, Josey e Valmir Reis, que julgaram ser o assunto merecedor de uma discussão junto a população.

A mesa de debates foi formada pelo Presidente da Câmara Municipal, Vereador Carreira, pelos vereadores João Elias e Curumim e por Jeferson Campos e Fábio Moutinho Bueno, respectivamente, vereador e Coordenador da Escola Legislativa do município de Taubaté.

Estiveram presentes, também, na audiência os vereadores Valmir Reis, Rose Ielo, Lelo Pagani e Reinaldinho.

O vereador Carreira deu início a audiência e o vereador João Elias explicou as razões da realização da audiência pública agradecendo o público presente formado por membros da sociedade civil e alunos do Supletivo de Ensino Médio da Escola “Dr. Cardoso de Almeida” ( Cardosinho ), coordenado pelas Professoras Theresa Toshika Kimura e Maria Isabel Donida.

Jeferson Campos e Fábio Moutinho explicaram aos presentes o funcionamento e objetivos de uma Escola Legislativa, bem como os benefícios oferecidos a servidores e população. “A Escola Legislativa é uma ação das Câmaras Municipais que oferece cursos a servidores e comunidade. É vinculada a Casa de Leis, porém com administração própria apartidária e sem interferência de vereadores. É uma organização com a função de formação e o desenvolviento profissional de maneira continuada, fortalecendo as práticas de instituições democráticas”, declara Jeferson Campos.

Questões sobre possíveis custos e cursos oferecidos foram levantadas, bem como parceria com o Senado, conforme ocorre com a Escola Legislativa de Taubaté. Vereadores e população formularam questionamentos que foram prontamente respondidos pelos integrantes da mesa de debates.

De acordo com os vereadores João Elias e Curumim, a audiência teve resultado positivo. “A Audiência nos proporcionou conhecer o que é, de fato, uma Escola Legislativa e quais os desafios e benefícios que trará a população. O nosso próximo passo será conversar com nossos colegas vereadores para ver a viabilidade de realizar um projeto que permita a implantação de este tipo de ação em nosso município. Foi realmente positiva esta reunião”, declara Curumim.

“No início desta legislatura, eu e o vereador Curumim visitamos a escola Legislativa de Taubaté com o objetivo de conhecer sua estrutura. Por tudo o que vimos, acreditamos que ter uma Escola Legislativa em Botucatu seria de extremo benefício para a nossa cidade, mas não poderíamos deliberar sobre isso sem consultar a população, por isso, nós pedimos a realização da audiência pública. Todos os presentes tiveram o espírito de cidadania e comprometimento em participar desta audiência que, ao meu ver, foi muito produtiva”, conclui João Elias.

 


Publicado em: 23 de agosto de 2013

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Primeira plenária do mês de outubro dupla e repleta de assuntos em pauta: aquisição de imóvel, doação de terreno, denominação de logradouro, alterações de resoluções de honrarias e em leis para abertura de crédito na LDO e LOA. Além de todos esse...
A Câmara Municipal de Botucatu recebeu nesta terça-feira, 30/09, a entrada do Projeto de Lei nº 93/2025, de iniciativa da Prefeitura, que trata da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026. A LOA estima o quanto a Prefeitura espera arrecadar (receita) e...
A pedido do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Botucatu (CMDCA), com o apoio da Câmara Municipal e da Prefeitura de Botucatu, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) promoveu na manhã desta quinta-feira (02/...
A Câmara Municipal de Botucatu realizou na tarde desta terça-feira, 30/09, uma Audiência Pública para apresentação e avaliação do cumprimento das metas fiscais referentes ao segundo quadrimestre de 2025 (maio, junho, julho e agosto). Organizada p...
A Câmara Municipal de Botucatu realizou, na noite da última segunda-feira (29), sua última sessão ordinária do mês de setembro. A reunião foi marcada por um expressivo volume de proposituras, debates relevantes no Grande Expediente e a aprovação u...
Parlamentares da Câmara Municipal estiveram em Brasília para acompanhar o anúncio dos resultados do Novo PAC Seleções que destinou à Botucatu R$ 71 milhões em investimento – o maior da história da nossa cidade. O recurso será destinado a obras de...

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!