Notícias

Ouvir a Notícia


Bittar afirma que Serviço de Inspeção dará autonomia e renda ao pequeno produtor local

Bittar afirma que Serviço de Inspeção dará autonomia e renda ao pequeno produtor local

Imagem de Bittar afirma que Serviço de Inspeção dará autonomia e renda ao pequeno produtor local

O vereador Bittar [PCdoB] afirma que o Serviço de Inspeção Municipal [SIM], iniciativa aprovada pela Câmara Municipal de Botucatu na última Sessão Ordinária [5] por meio do Projeto de Lei nº 090/2011, dará mais autonomia e renda ao pequeno produtor da Cidade.

De acordo com o parlamentar, o SIM vai realizar fiscalização, sob o ponto de vista industrial e sanitário, “ante” e “pós” abate dos animais, de todos os produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis.

Dessa forma, Bittar destaca que o Serviço de Inspeção Municipal também terá atenção em produtos como leite, pescado, ovo, mel e cera de abelha. Os derivados desses produtos serão englobados na fiscalização.

Segundo o vereador, o SIM representa um avanço no que diz respeito ao incentivo à produção local de alimentos. “Esse Serviço de Inspeção se enquadra justamente aos pequenos e médios produtores que têm como foco a comercialização em Botucatu e que não têm estrutura suficiente para conquistar a regularização nos âmbitos estadual e federal”, diz.

Bittar também ressalta outras questões pertinentes. “Quanto mais incentivarmos o pequeno produtor, menos êxodo rural haverá, mais alimentos serão produzidos de modo acessível à população e mais a economia local será aquecida”, destaca.

O parlamentar explica que o SIM é por natureza um Serviço de Saúde Pública. “Trata-se de uma determinação da Superintendência Unificada de Atenção à Sanidade Agropecuária e faz parte do Programa de Agroindústria do Ministério do Desenvolvimento Agrário”, aponta.

Para Bittar, o Serviço de Inspeção Municipal visa coibir a clandestinidade, do ponto de vista do produtor, e garantir as condições higiênico-sanitárias adequadas para o consumo dos produtos de origem animal, sob o ponto de vista do consumidor.

O SIM prevê a penalidades e multas para os produtores que não cumprirem as exigências sanitárias. “Porém, o Serviço irá empreender fiscalização de característica orientadora prevendo, também, treinamento e capacitação técnica para os produtores”,d estaca. O produto da arrecadação das taxas previstas no artigo referente às penalidades será recolhido no Fundo de Desenvolvimento Rural Sustentável. Existe a possibilidade de convênio com laboratórios para execução de inspeção e fiscalização.

O projeto de Lei que cria o Serviço de Inspeção Municipal [SIM] tem sido elaborado desde 2009, em um esforço conjunto entre Executivo, Legislativo, Universidade e produtores rurais. “Foram feitas diversas reuniões para debate das questões inerentes ao projeto, ao novo serviço e aos benefícios sociais da iniciativa”, relata o parlamentar.

Bittar aponta que a aprovação do projeto de Lei que cria o Serviço de Inspeção Municipal representa uma vitória pessoal. “Venho lutando e articulando positivamente para a consolidação desse serviço desde a campanha”, coloca. “Acredito que esse é mais um passo importante para o fortalecimento da produção de pequenos produtores e produtores familiares”, finaliza.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa/Câmara Municipal de Botucatu

Foto: André Luís Lourenço/CMB


Publicado em: 09 de dezembro de 2011

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Na noite desta sexta-feira (25/04), a Câmara Municipal de Botucatu realizou uma Sessão Solene para entregar a “Medalha Reconhecimento Comunitário de Segurança” a vinte e dois homenageados. A honraria é entregue anualmente a membros das forças de s...
Na próxima segunda-feira, 28/04, a Câmara Municipal de Botucatu realiza a última Sessão Ordinária de abril, e contará com cinco projetos na Ordem do Dia. O primeiro Projeto, da Prefeitura, altera a Lei sobre Inspeção Sanitária e Industrial dos Pr...
Na noite desta terça-feira, 22 de abril, a Câmara Municipal de Botucatu promoveu uma sessão ordinária seguida de uma sessão extraordinária. Ao todo, foram aprovados seis projetos de grande relevância para o funcionamento da Casa de Leis botucatuen...
Na próxima sexta-feira, 25 de abril, às 19h30, a Câmara Municipal de Botucatu realiza uma sessão solene para a entrega da Medalha Reconhecimento Comunitário de Segurança. A honraria será concedida a 23 membros das forças de segurança do município,...
Devido ao feriado, a plenária da próxima semana será na terça-feira, dia 22 de abril, e contará com seis projetos em pauta e Tribuna Livre. A décima segunda sessão ordinária dessa Legislatura terá dois projetos na pauta, ambos, de autoria da Mesa...
Na tarde da última quarta-feira (16/04), vereadores da Câmara de Botucatu participaram da inauguração do novo Espaço de Saúde Especializado da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). A obra, que teve um custo de mais de R$ 900 mil, só...

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!