Ouvir a Notícia
O vereador Bombeiro Tavares [DEM] fez visita à Fundação Universidade do Sol, com sede em São Manuel. O objetivo foi o de discutir medidas que auxiliem o Poder Público a incentivar a popularização da energia solar em Botucatu. De acordo com o parlamentar, o convite foi formalizado pelo gerente administrativo da instituição, José Eduardo Castilho. “Sempre que somos solicitados para debater questões ligadas à preservação do Meio Ambiente, na condição de vereador, temos de dar uma atenção especial”, aponta.
Segundo Bombeiro Tavares, a Fundação pretende auxiliar o Município a elaborar legislação específica que incentiva a utilização de energia solar como forma de alavancar a utilização dessa modalidade de energia limpa.
O parlamentar relata que outras cidades do Estado de São Paulo já aderiram à iniciativa. “Podemos citar as cidades de São Paulo e Sorocaba, que hoje já consideram a energia solar como medida importante para evitar o uso excessivo de energia proveniente de hidrelétricas e outras fontes mais impactante ao Meio Ambiente”, aponta.
Bombeiro Tavares descreve que a Fundação Universidade do Sol idealiza a elaboração de uma legislação que determina que os projetos de edificações residenciais, comerciais ou de equipamentos do Poder Público, a partir da promulgação da Lei, sejam construídos previamente adaptados à implantação do sistema de energia solar.
“O que essa Lei pretende não é obrigar a utilização da energia solar, mas obrigar que todos os imóveis estejam preparados para receberem esse tipo de tecnologia ambientalmente sustentável”, ressalta.
Ao final do encontro, o vereador Bombeiro Tavares [DEM] se comprometeu a levar a questão ao chefe do Executivo, prefeito João Cury, e ao Legislativo Municipal para iniciar o debate sobre a viabilidade e os benefícios de uma futura legislação nesse sentido para Botucatu. A Fundação Universidade do Sol também se comprometeu a auxiliar a discussão por meio de participações em reuniões públicas e encontros.
“Não temos a intenção de impor nenhum tipo de determinação, mas fomentar o debate sobre a temática de modo democrático e construtivo”, finaliza o vereador Bombeiro Tavares.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Câmara Municipal de Botucatu
Foto: André Luís Lourenço/CMB
Publicado em: 05 de agosto de 2011
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara