Câmara entregará homenagem a doadoras de leite humano nesta segunda-feira, 20
Câmara entregará homenagem a doadoras de leite humano nesta segunda-feira, 20
A Câmara Municipal de Botucatu vai realizar durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira, 20, uma homenagem a três mulheres que desempenharam um papel de imensa importância no último ano. Antes do início dos trabalhos legislativos, será realizada a entrega do Diploma “Doadora de Leite Humano”, conforme o Decreto Legislativo nº 349/2019, de autoria do vereador Carlos Trigo [PDT].
Esta será a primeira vez que o Poder Legislativo entregará o referido Diploma, uma vez que o mesmo foi instituído no final de 2018 e tinha como objetivo, homenagear as doadoras justamente na data mais próxima do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado anualmente em 19 de maio. As homenageadas desta segunda-feira serão as doadoras: Silmara do Amaral Tse, Sheila Martins Rezende e Jéssica Aparecida Ferreira de Paula. Os nomes foram indicados pelos responsáveis pelo Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas.
Segundo o Ministério da Saúde, doadoras de leite humano são nutrizes sadias que apresentam secreção láctea superior às exigências do seu filho, e que se dispõem a doar, por livre e espontânea vontade, o excesso de leite produzido. Para ser doadora, a nutriz deverá ser submetida a exame clínico detalhado, com finalidade de proteger a sua saúde e a do receptor. A amamentação nos seis primeiros meses de vida ajuda a salvar, por ano, mais de seis milhões de bebês em todo o mundo. O leite humano doado ajuda tanto a mãe que não o tem para amamentar quanto aquelas que têm em excesso e podem ser prejudicadas com isso. Esta doação alimenta bebês prematuros ou de baixo peso que seguem internados em unidades de terapia intensiva neonatal ou estão em tratamento de patologias diversas.
De acordo com o projeto apresentado pelo vereador, a homenagem é uma forma de reconhecer e incentivar a doação. “As doações voluntárias são indispensáveis para dar continuidade ao projeto do Banco de Leite Humano, os quais viabilizam a manutenção do aleitamento natural para grupos alvo, constituídos, principalmente, por recém-nascidos prematuros de baixo peso e com outras intercorrências. Sendo assim, essa homenagem às doadoras vem trazer frente a sociedade o reconhecimento desse ato de amor, pois com a doação de leite materno, muitas vidas estão tendo maiores chances de recuperação e também a oportunidade de uma vida futura mais saudável”, explica Carlos Trigo.
As mães interessadas em participar de tão nobre ação, podem procurar contato com o Banco de Leite Humano “Marineuza Nunes de Souza”, na Avenida Dr. Montenegro, s/n Distrito de Rubião Junior ou pelo telefone: [14] 3811-6410.