Ouvir a Notícia
Poucas vezes se viu o Auditório da Câmara Municipal de Botucatu lotado como na noite de quinta-feira [1º] para a realização da Audiência Pública que objetivou debater questões relativas à promoção de Rodeios na Cidade.
Cerca de duzentos manifestantes favoráveis e contrários à realização do evento estiveram presentes. Parte dessas pessoas, inclusive, não pode acompanhar a Audiência de dentro do prédio do Legislativo. A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal fizeram a segurança do local.
A discussão decorreu de solicitação empreendida por meio do requerimento nº 953/2011, idealizado pelo vereador Xê [PSDB] e subscrito pelos vereadores Dr. Bittar [PCdoB], Bombeiro Tavares [DEM] e Fontão [PSDB].
O debate foi realizado em torno do artigo 36 da Lei Municipal nº 4.904/2008, que proíbe a utilização de sedém em animais. Sedém uma corda confeccionada em lã ou espuma revestida de tecido macio que, passada na altura da virilha do animal, tem a finalidade de estimulá-lo.
Portanto, o ponto central da discussão foi a questão referente à possibilidade de a montaria ocasionar dor, ou não, nos animais em função dos equipamentos utilizados para estímulo. Para tanto, dois veterinários participaram do debate, um favorável e outro contrário, além de um juiz de Rodeio, que defendeu a realização do evento. O vereador Bittar [PCdoB], por sua vez, defendeu a manutenção da proibição. Além disso, a palavra foi aberta à população presente para questionamentos, perguntas ou reivindicações.
De acordo com o vereador Xê [PSDB], que irá presidiu a Audiência Pública, a Audiência Pública superou as expectativas. “Foram poucas as vezes que um assunto movimentou tanto a população e gerou um debate tão grande”, diz.
O parlamentar destaca a importância da iniciativa. “Vimos um verdadeiro exercício de democracia, com a população opinando livremente sobre o tema”, coloca. “Acho que foi um trabalho bem realizado, que marcou o início das discussões sobre a realização de Rodeios em Botucatu”, finaliza o vereador Xê [PSDB], idealizador da Audiência Pública.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Câmara Municipal de Botucatu.
Foto: André Luís Lourenço/CMB
Publicado em: 02 de dezembro de 2011
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara