Ouvir a Notícia
O vereador Carlos Trigo [PT] defende que seja exigida a implantação de rampas para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida em todas as vias dos novos loteamentos da Cidade.
A discussão sobre a questão foi empreendida na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Botucatu, dia 21 de maio, por meio do requerimento nº 331/2012. Na propositura, o parlamentar ainda solicita ao Executivo local que sejam implantadas rampas em todas as vias do Município.
A mesma temática foi debatida na Sessão Ordinária de 7 de maio deste ano. Na oportunidade, o parlamentar apresentou ao Executivo solicitação de implantação de um plano de ação que contemple a construção de rampas de acessibilidade, sobretudo nas esquinas do Centro da Cidade localizadas próximas a avenidas, escolas, hospitais, igrejas, clubes, praças esportivas, prédios públicos e em outros locais nos quais a circulação de pessoas seja bastante significativa.
De acordo com o vereador Carlos Trigo, a ideia é que o Poder Público oriente os loteadores, ou estabeleça normativas, sobre a necessidade de que sejam previstos, durante a construção de guias e sarjetas, espaços destinados à implantação de rampas. A solicitação também vale para os loteamentos mais antigos que ainda não possuem guias e sarjetas, no momento em que a Administração Pública for empreender a implantação do benefício.
“Hoje, as calçadas são feitas e as guias têm de ser quebradas para implantação do equipamento de mobilidade”, explica. “Seria interessante que os espaços nas guias já fossem previstos, facilitando e padronizando a construção das rampas”, defende.
O parlamentar acredita que a medida poderia, nos médio e longo prazos, acabar com o problema de falta de rampas em Botucatu. “Assim, o Poder Público não teria de se preocupar com a implantação de rampas nos novos loteamentos, focando apenas nos locais mais antigos que não contam com o benefício”, aponta.
Segundo Carlos Trigo, é necessário incentivar que as pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida tenham a possibilidade de saírem de suas casas em condições de transitarem por toda a Cidade. “E as rampas seriam um passo importante para que tenhamos uma Botucatu 100% acessível a todos os munícipes, independentemente de suas restrições físicas”, finaliza o vereador petista.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Câmara Municipal de Botucatu
Foto: André Luís Lourenço/CMB
Publicado em: 25 de maio de 2012
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara