Curumim quer fiscalização no descarte de resíduos de construção em Botucatu
Curumim quer fiscalização no descarte de resíduos de construção em Botucatu
O vereador André Rogério Barbosa – Curumim [PSDB] apresentou na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Botucatu, realizada no dia 12, um requerimento em que solicita providências do Poder Executivo, uma maior fiscalização com relação ao descarte inadequado de resíduos de construção civil em diversos bairros rurais e áreas periféricas da cidade.
De acordo com Curumim, não existe em Botucatu, um controle adequado sobre as empresas que prestam serviços relacionados a esse transporte de resíduos. “Recebemos constantes reclamações da população que vive em áreas mais afastadas do centro com relação ao transbordo irregular de entulhos e verificamos, após algumas visitas, que esse descarte infelizmente é muito comum. O que se vê em estradas rurais e bairros periféricos é muita sujeira”, comenta o legislador.
Depois de alguns estudos, a solução encontrada pelo vereador foi sugerir a criação de um serviço de controle para as empresas e também para a frota municipal. “Nossa cidade pode comportar um serviço de controle de transporte de resíduos. Esse serviço seria responsável por liberar a saída de caminhões e caçambas, bem como, por verificar se aquele mesmo caminhão ou caçamba acabou sendo descartado em áreas licenciadas pela Prefeitura e também pela Cetesb”, afirma.
O parlamentar agora aguarda por providências do Executivo municipal. “A implantação do serviço será de extrema importância, tanto por questões ambientais, uma vez que temos a obrigação de zelar pelo nosso meio ambiente e também pela qualidade de vida da nossa população, como também dos cofres públicos, uma vez que não seria mais necessário o deslocamento de caminhões de limpeza para regularizar áreas poluídas”, explica. Curumim também solicitou junto a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo [Cetesb] uma lista de áreas licenciadas ou em processo de licenciamento para receberem o material.