Ouvir a Notícia
O vereador Dr. Bittar [PCdoB] destacou a relevância do desenvolvimento do Projeto Gigante Guarany durante Reunião Pública realizada na Câmara Municipal de Botucatu, na noite de quinta-feira [19].
O evento, solicitado por meio do requerimento nº 207/2012, de autoria do próprio parlamentar, contou com a participação de diversos setores da sociedade civil organizada, universidade e Poder Público.
Conforme explicou Bittar, a Reunião Pública teve por objetivo apresentar e debater as ações que serão empreendidas pelo Projeto, que pretende elaborar proposta de criação de corredores de biodiversidade sobre as áreas de recarga do Aqüífero Guarani nas bacias dos rios Capivara e Alambari.
Segundo o vereador, ‘Corredores de Biodiversidade’ são grandes unidades de planejamento regional que compreendem espaços determinados de usos do solo e áreas específicas para conservação. “A implantação de corredores de biodiversidade é de grande importância para a conservação do Aqüífero Guarany, uma das maiores reservas subterrâneas de água potável do mundo, que possui em Botucatu área estratégica de recarga”, apontou.
Ainda durante a Reunião Pública, o parlamentar afirmou que, apesar de o Projeto ter objetivos em âmbito macro-territorial – já que o Aqüífero Guarany abrange cerca de 95 cidades do estado de São Paulo –, seu trabalho será desenvolvido no plano micro-territorial, orientando pequenos produtores com projetos individualizados. “Hoje, grande parte dos projetos e programas ambientais atuam em larga escala, esquecendo a importância dos proprietários de pequenas áreas produtivas na conservação da fauna e da flora regional”, salientou.
Neste contexto, Bittar ressaltou a relevância do projeto ‘Gigante Guarany’, na medida em que visa implantar planos de ação conjunta entre produtores rurais, Poder Público e a sociedade civil, para a conservação, preservação e o desenvolvimento sócio-ambiental em bases sustentáveis na área de recarga do Aqüífero Guarany.
Por fim, a Reunião Pública também teve por a formação de uma Comissão de Segmento [CS], composta por entidades públicas e privadas de Botucatu e Anhembi – área de abrangência do Projeto Gigante Guarany –, que visa a permanente discussão sobre as bases ideológicas do projeto e avaliação sobre as atividades desenvolvidas. Na oportunidade, o vereador Dr. Bittar também foi escolhido como representante.
Degradação das áreas de recarga do Aqüífero Guarany
De acordo com o vereador Dr. Bittar [PCdoB], atualmente, as áreas de recarga do Aqüífero são marcadas pelo uso inadequado dos rios e bacias hidrográficas, tais como o lançamento de resíduos da agricultura, indústrias e esgotos domésticos, ausência de conservação de solo, matas ciliares como zonas de pastagem extensiva e a não observância da implantação de áreas de Reserva Legal nas propriedades.
O parlamentar descreve as consequências de medidas de conservação em áreas sobre o Aquífero. “Dentre os efeitos perturbadores sobre os aqüíferos, relacionados com o uso e ocupação do solo, estão a diminuição da alimentação [recarga] pela retirada da cobertura vegetal, o aumento de aplicações de fertilizantes e pesticidas na agricultura das grandes monoculturas, a infiltração de esgotos e efluentes domésticos e industriais em grande escala e o abaixamento dos níveis freáticos devido ao uso intensivo do aqüífero”, coloca.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Câmara Municipal de Botucatu
Foto: André Luís Lourenço/CMB
Publicado em: 20 de abril de 2012
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara