Ouvir a Notícia
Na semana em que o Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado [Nape] ‘Alcyr de Oliveira’ completa seis anos de atividades, o vereador Carlos Trigo [PT] incentiva deficientes a procurarem pela entidade.
De acordo com o parlamentar, o Nape representa uma conquista para essa parcela da população e uma possibilidade de inclusão social. “É um espaço de aprendizagem para deficientes visuais e auditivos, que conta com estrutura e equipamentos adequados para a função”, coloca.
Trigo relata que o Nape dispõe de sala de recursos para deficientes visuais [para aprendizagem do método Braille], sala de recursos para deficientes auditivos [para aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais – Libras], impressora Braille, Scanner, Lupa Eletrônica, computadores com programas específicos, computadores para pessoas com baixa visão, telefone para surdos, entre outros equipamentos.
O vereador destaca a relevância do Núcleo para a comunidade botucatuense com base em sua própria experiência. “Antes, os deficientes visuais não encontravam sequer espaços para aprenderem o método Braille”, conta. “Equipamentos como impressora Braille e Scanner, então, eram apenas uma utopia”, relata.
Carlos Trigo ainda relata que, na época em que cursava a graduação em Serviço Social, solicitava apoio de voluntários para lerem e gravarem textos para poder estudar. “Hoje, isso não seria mais necessário, já que o Nape possui esses recursos gratuitamente”, ressalta.
Dessa forma, o parlamentar destaca que a festividade do Nape, denominada “Semana de Portas Abertas”, tem por objetivo chamar a população para conhecer os serviços prestados pela entidade, de modo que o atendimento oferecido pelo Núcleo seja divulgado. “Assim, esperamos que mais deficientes visuais e auditivos venham ao Nape e o utilizem como ferramenta de estudos com vista na inclusão social”, finaliza.
Serviço
O Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado [Nape] ‘Alcyr de Oliveira’ fica na Rua Amando de Barros, nº 520, Centro. A entidade manterá suas ‘Portas Abertas’ à comunidade até a sexta-feira [16], das 8h às 17h.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Câmara Municipal de Botucatu
Foto: André Luís Lourenço/CMB
Publicado em: 14 de dezembro de 2011
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara