Ouvir a Notícia
No final desta semana que encerra agosto e dá boas-vindas a setembro, dois encontros que aconteceram na sede do Poder Legislativo trataram de temas diferentes, porém bastante correlatos: turismo e meio ambiente.
Turismo! Na quinta-feira de manhã (02/09), a Comissão Temporária do Turismo recebeu a Secretária Municipal de Turismo, Roberta Sogayar, e o presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMUTUR), Cristiano Vieira, para conversar sobre as tratativas finais de minutas de projeto de lei que serão enviadas ao Poder Executivo. Elas tratam da regulamentação das atividades dos guias de turismo local e de regras de segurança para o turismo de aventura.
“É importante que a cidade conte com legislações que regulem o turismo, uma das áreas que mais tem trazido desenvolvimento econômico para a nossa cidade”, fala o presidente da Comissão Temporária, vereador Marcelo Sleiman (DEM). Os vereadores Alessandra Lucchesi (PSDB) e Lelo Pagani (DEM), membros da comissão que estavam presentes, também destacam que Botucatu vem mostrando uma grande vocação para o turismo e, com isso, a comunidade tem visto os atrativos turísticos como pontos de lazer. “Assim, o Poder Público precisa agir para ampliar as políticas públicas de desenvolvimento econômico com finalidade turística”, completam.
Já a Secretária de Turismo, Roberta Sogayar, ressalta a maneira como estas futuras leis foram elaboradas, pensadas e amplamente discutidas por pessoas que vivenciam o turismo local de perto. As minutas foram elaboradas em conjunto por representantes da Prefeitura, membros do COMUTUR e pela Comissão Temporária do Turismo. Além dos vereadores Alessandra Lucchesi (PSDB), Lelo Pagani e Marcelo Sleiman, também integram a Comissão os vereadores Erika da Liga do Bem (Republicanos) e Silvio (Republicanos).
Meio Ambiente! Já na sexta-feira de manhã (03/09), vereadores da Casa receberam a equipe técnica (formada por representantes da UNESP e da Fehidro – Fundo Estadual de Recursos Hídricos) do Projeto Gigante Guarani-Apuã. O grupo apresentou à Câmara diagnóstico, prognóstico e planejamento para a melhoria da qualidade das águas das microbacias dos rios Capivara e Alambari, nos municípios de Botucatu e Anhembi, assim como compartilhou o objetivo de lançar um Plano Diretor Participativo dos Recursos Hídricos, a infraestrutura para realizá-lo e os resultados esperados. A ideia agora é continuar um contato próximo entre Projeto e Poder Legislativo para que os planos sejam concretizados.
#dicionáriolegislativo
Minuta de projeto de lei: é a primeira versão de um projeto, que depois deve ser finalizado e encaminhado à votação. É um recurso interessante para o Poder Legislativo auxiliar o Poder Executivo na elaboração de leis, uma vez que existem assuntos sobre os quais somente a Prefeitura pode legislar e, assim, ser a autora do projeto.
Publicado em: 03 de setembro de 2021
Publicado por: Equipe de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara