Lelo Pagani pede criação de escritório de planejamento e dados em Botucatu
Lelo Pagani pede criação de escritório de planejamento e dados em Botucatu
Na sessão da Câmara Municipal da última segunda-feira, dia 10, foi aprovado um requerimento de autoria do vereador Lelo Pagani [PT], que solicita ao Poder Executivo, a possibilidade de que seja criado um escritório de planejamento e dados no modelo do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC, em Botucatu.
O vereador explica seu pedido. “Foi levantado no mandato passado pelo ex-vereador José Eduardo Fuser Bittar a existência de uma enorme fonte de informações de demandas e problemas sobre a cidade que continuamente são dirigidas ao Executivo através dos diferentes Conselhos Municipais, da Ouvidoria Municipal, da Câmara Municipal, do Orçamento Participativo e das Associações de Bairros. Além destas demandas, existem verdadeiros bancos de dados gerados no próprio Município como, por exemplo, o “Botucatu em Dados”, produzido pelo Laboratório de Saúde pública da UNESP,que retratam diferentes regiões e realidades da cidade e que trazem informações importantes sobre saúde, mortalidade infantil, taxa de natalidade, violência, aspectos de vigilância sanitária, trânsito, etc. Não existe no governo local uma instância para onde estas informações convirjam e que se possa, então, estabelecer uma sistematização, análise, determinação de critérios de prioridades e elaboração de um cronograma executivo por parte do Poder Público. Em Curitiba, por exemplo, há o Plano Preliminar de Urbanismo que nasceu de concurso, em 1964, propondo melhoria da qualidade de vida urbana da Cidade, através de um modelo linear de expansão urbana. O IPPUC foi criado em 1965, para detalhar e acompanhar a execução do Plano proposto pela Sociedade Serete e por Jorge Wilheim Arquitetos. Este plano foi discutido com a população em uma série de debates públicos, no Seminário denominado "Curitiba de Amanhã". A criação de um escritório no modelo implantado em Curitiba, em Botucatu, seria extremamente benéfico, por isso meu pedido”, informa Pagani.
Ainda de acordo com o parlamentar do PT, o escritório de planejamento e dados a ser instalado poderá ser importante para: Ordenar o crescimento da Cidade com a distribuição adequada das atividades urbanas; Criar soluções integradas, visando melhores condições sociais e econômicas da população;Captar recursos e atrair investimentos para viabilizar a implantação de planos, programas, projetos e obras do Município;Coordenar as ações do Plano de Governo Municipal;Coordenar a elaboração e acompanhar a implantação do Plano de Obras; Produzir, agregar e analisar informações relativas a indicadores sociais; Produzir e coordenar a execução de projetos de arquitetura, comunicação visual e mobiliário urbano.