As fortes chuvas e suas consequências são um problema real não só para Botucatu, mas para todo o Estado e buscando uma solução para o problema local, o vereador Izaias Colino [PSDB] utilizou seu espaço durante a última sessão ordinária realizada na Câmara Municipal para cobrar do município, um plano de drenagem urbana. A solicitação foi aprovada pela unanimidade dos demais legisladores.
O pedido foi direcionado ao prefeito municipal, Mário Pardini e pede para que o mesmo, nos termos da Lei Orgânica do Município, informe à Câmara Municipal, sobre a possibilidade de realizar um plano efetivo de drenagem urbana e assim buscar recursos junto ao Governo do Estado de São Paulo para resolver o destacado problema em Botucatu, uma vez que a esfera possui recursos para tal.
Colino defende a implantação do plano. “No orçamento do Governo do Estado estão previstos R$ 719 milhões de reais para obras de contenção de água das chuvas. Tendo em vista que este problema tem assolado Botucatu e, aparentemente, existem recursos para esse tipo de obra, é fato de que a cidade necessita de ajuda financeira pare resolver o problema de alagamentos”, justifica o vereador.
Além dessa solicitação, Izaias também é o primeiro signatário de outras duas matérias. A primeira delas cobra do prefeito municipal informações sobre qual o valor arrecadado mensalmente pela Prefeitura, dos concessionários do recinto do Mercado Municipal "Vereador Progresso Garcia", além de cobrar do município e da Sabesp, em outro requerimento, estudos da situação da drenagem de águas da chuva e esgoto do Mercado Municipal "Vereador Progresso Garcia".