A preocupação com a educação municipal sempre esteve na lista de prioridades da vereadora Alessandra Lucchesi [PSDB] em seu trabalho legislativo e na última sessão ordinária realizada na Câmara Municipal, não foi diferente. Por meio de um requerimento, a vereadora encaminhou uma solicitação pela implantação do programa Patrulha Jovem. O pedido foi aprovado pelos demais legisladores.
O documento foi encaminhado ao secretário municipal de Segurança, Marcelo Emílio de Oliveira e ao secretário municipal de Educação, Valdir Paixão. A solicitação é para que ambos analisem a possibilidade de implantarem o Programa “Patrulha Jovem” nas escolas municipais de ensino do Fundamental II, visando anteceder questões negativas da vida escolar e fortalecer as questões positivas das ações escolares.
De acordo com a vereadora, é sabido por toda sociedade botucatuense que a educação municipal receberá várias escolas de tempo integral que oferecerão ensino para o público jovem do ensino fundamental II, ou seja, do 6º ao 9º ano. E também é comprovado em indicadores educacionais nacionais que a violência escolar ocorre em maior quantidade nesta faixa etária.
A preocupação com o fato foi o que motivou o pedido. “Com esta preocupação, questiono a possibilidade de implantar nas escolas municipais de ensino fundamental II o Programa Patrulha Jovem, que seria ministrado por Guardas Civis Municipais, com temas de cidadania, vida escolar com direitos e deveres e violência entre alunos e aluno-profissional da educação. A Patrulha da Paz, que atende aos alunos do 5º ano nas redes públicas, tem demonstrado grandes conquistas junto ao alunado e às escolas, trabalho reconhecido que poderia ser estendido aos alunos subsequentes”, explica Lucchesi.