Ouvir a Notícia
A Câmara Municipal de Botucatu realizou na noite desta sexta-feira, 29/08, uma Sessão Solene para entrega do Título de Cidadão Botucatuense para o Prof. Dr. Chukichi Kurozawa.
De autoria do vereador Nuno Garcia (PODE), o projeto foi aprovado, dando origem ao Decreto Legislativo nº 446, de 10 de junho de 2025, e representa uma das mais altas honrarias que o Poder Legislativo pode conceder. O título de “Cidadão Botucatuense” é destinado a pessoas que não nasceram em Botucatu, mas que tem grande e reconhecida contribuição à cidade.
Na Sessão Solene, acompanharam a entrega da homenagem vereadores, familiares e amigos, além do Secretário de Agricultura, Júlio César Oliveira, representando o Prefeito Fábio Leite.
Quem é Chukichi Kurozawa?
Chukichi Kurozawa nasceu em 1940, em Martinópolis, São Paulo. Formado em Agronomia pela ESALQ/USP em 1966, obteve mestrado (1972) e doutorado (1975) em Fitopatologia, além de títulos acadêmicos importantes como Professor Livre-docente (1980), Professor Adjunto (1981) e Professor Titular (1982) na área de Fitopatologia da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP, campus de Botucatu, onde reside desde 1968.
Durante trinta anos, ministrou aulas para alunos de graduação e pós-graduação, orientando 28 alunos de iniciação científica, 15 de mestrado e 3 de doutorado, consolidando-se como referência no ensino e na formação de profissionais na área de agronomia. Participou ainda de dezenas de bancas examinadoras, contribuindo ativamente para o desenvolvimento acadêmico.
Desde 1999, atua como consultor do programa Globo Rural, da TV Globo, compartilhando informações técnicas a um grande público. Também prestou consultoria a empresas e instituições renomadas, impactando diretamente o setor agrícola em diversas regiões do país.
Autor de cerca de 50 publicações científicas, 4 capítulos de livros e quase 100 trabalhos apresentados em congressos. Atuou ainda em cargos administrativos na Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP e presidiu congressos.
Recebeu diversas premiações e homenagens como o Prêmio Paulista de Fitopatologia, o título de Professor Emérito da UNESP, o Diploma de Honra ao Mérito pelo CREA-SP, a Comenda Kasato Maru e o Prêmio Kiyoshi Yamamoto, concedido em 2024 pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social. Proferiu mais de 150 palestras em eventos científicos e agrícolas.
Parabéns, Professor!
A íntegra da Sessão Solene está disponível no Facebook da Câmara Municipal de Botucatu, e em breve no canal do Youtube e na programação da TV Câmara.
Publicado em: 29 de agosto de 2025
Publicado por: Equipe de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara