Ouvir a Notícia
A vereadora Rose Ielo [PDT] está preocupada com a situação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência [PIBID e PIBID Diversidade], em vigência no país desde 2007 e que contribui diretamente para a formação dos futuros professores.
Segundo a vereadora, no Projeto de Lei Orçamentária Anual - PLOA/2018, há previsão de cortes em programas da educação básica [cerca de 0,5% do orçamento do MEC]. “Além disso, até o momento está indefinido novo Edital e até a continuidade do PIBID para o próximo ano”, pondera.
Para Rose Ielo, a interrupção do PIBID e PIBID Diversidade poderá causar “prejuízos irreversíveis à formação de professores”, pois não só fragilizará a parceria de anos com cerca de cinco mil escolas públicas da educação básica em todo país, como também trará a retirada de aproximadamente sessenta mil bolsas nas instituições de ensino superior [IES], públicas e privadas, destinadas aos estudantes das licenciaturas, “o que pode agravar a evasão no ensino superior”.
A preocupação foi registrada na Moção 216/2017, de Apoio à continuidade do Programa sem cortes e sem interrupção para 2018, aprovada pela unanimidade dos vereadores. O documento foi encaminhado ao presidente do Senado, Senador Eunício Lopes de Oliveira, ao presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Rodrigo Maia e às Comissões Temáticas de Educação do Senado e da Câmara dos Deputados.
Publicado em: 29 de novembro de 2017
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara