Pouco mais de 20 dias após o massacre ocorrido em uma escola da rede pública de Suzano-SP, o assunto ainda é motivo de destaque e buscando ações de prevenção a possíveis fatos parecidos em Botucatu, o presidente da Câmara Municipal, vereador Carreira [PSB] encaminhou uma solicitação cobrando uma ação do município neste sentido. A demanda foi aprovada pelos demais legisladores.
O destinatário do documento é o secretário municipal de Educação, Valdir Paixão. O pedido é para que ele, assim como o prefeito, Mário Pardini, determinem a promoção de ações conjuntas no sentido de garantir maior segurança nas imediações e acesso às unidades de ensino do município, além de atividades [palestras, rodas de conversa, dentre outros] que venham abordar sobre valores, cidadania e prevenção do “bullying”, de forma a prevenir situações de violência como a ocorrida no município de Suzano.
De acordo com o documento, o chocante massacre ocorrido recentemente no município de Suzano colocou em alerta diversos municípios a respeito da garantia de segurança nas instituições de ensino, bem como sobre a necessidade de abordar junto aos alunos temas que tratam sobre a prática danosa do “bullying”. A situação enseja tomada de posição do poder público na adoção de medidas de prevenção para reforçar a proteção e garantir maior segurança nas unidades escolares.
Ainda segundo Carreira, o município deve assegurar a condição básica para que os alunos possam ter tranquilidade para estudar, seus pais fiquem sossegados e os professores não se sintam inseguros no ambiente de trabalho. “Aumentar a segurança nos portões de acesso às escolas, assegurar o reforço policial nas imediações, promover rodas de conversa e abrir espaço para o diálogo com os estudantes para que eles se expressem ou, ainda, desenvolver projetos ou palestras que ressaltem os valores, cidadania e protagonismo juvenil para prevenir “bullying” e qualquer forma de violência, são exemplos do que pode ser promovido”, explica o vereador.