Ouvir a Notícia
Com o objetivo de proporcionar maior mobilidade e autonomia aos deficientes visuais de Botucatu, o vereador Carlos Trigo [PT] propõe a implantação de um sistema de comunicação direta entre essa população e os veículos do Transporte Coletivo da Cidade.
A ideia foi apresentada por meio do requerimento nº 880/2012, na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Botucatu, que foi aprovado por unanimidade pelos vereadores da 15ª Legislatura da Casa. Esse requerimento foi encaminhado ao Executivo local, bem como às empresas que exploram o transporte coletivo na Cidade – Viação Sant’Anna e Auto Ônibus Stadtbus.
De acordo com Carlos Trigo, esse sistema de sinalização eletrônica entre deficientes e meios de transportes foi concebido objetivando possibilitar que pessoas com deficiência visual tenham acesso aos serviços de transporte público de forma autônoma e segura.
Para isso, explica o parlamentar, através de um transmissor de rádio-frequência portátil, o sistema permite que deficientes visuais possam solicitar autonomamente o embarque na linha de ônibus desejada, desde que os veículos desta linha estejam equipados com o aparelho receptor do sistema. “Quando o ônibus desejado estiver próximo ao ponto de embarque, o aparelho emite um sinal sonoro, que identifica o número da linha”, esclarece.
Trigo destaca que já existem iniciativas semelhantes, como na cidade de Jaú. “Nesse município, a iniciativa foi possível a partir de uma parceria entre a empresa que explora o serviço de transporte coletivo e a Prefeitura local, que adquiriu transmissores portáteis para distribuição gratuita a deficientes”, relata.
Na opinião o vereador botucatuense, a implantação desse sistema representaria um grande salto na qualidade de vida das pessoas com deficiência. “Hoje, o deficiente depende da ajuda de terceiros para identificar o ônibus desejado, e se não existir ninguém no ponto a dificuldade aumenta ainda mais”, afirma. “Com o novo sistema, o deficiente visual ganharia autonomia e conseguiria se deslocar pelos mais diversos pontos da cidade de maneira independente”, finaliza.
Conforme o Regimento Interno da Câmara Municipal de Botucatu, o Executivo Municipal tem 15 dias para responder e se posicionar a respeito do requerimento apresentado pelo vereador Carlos Trigo [PT]. Já as empresas que exploram o transporte coletivo na Cidade, Viação Sant’Anna e Auto Ônibus Stadtbus, não contam com prazo determinado.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Câmara Municipal de Botucatu
Foto: André Luís Lourenço/CMB
Publicado em: 01 de novembro de 2012
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara