A luta é antiga, mas não foi deixada de lado pelo vereador. Combativo com relação aos estabelecimentos que abusam da metragem das guias rebaixadas, o vereador Abelardo [MDB] utilizou seu espaço durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal de Botucatu para cobrar uma ação do Poder Executivo no sentido de coibir os abusos. O pedido acabou aprovado pela unanimidade dos demais legisladores.
O documento foi direcionado ao prefeito, Mário Pardini e pede para que o mesmo informe, juntamente com a secretaria competente, sobre a possibilidade de realizar estudos visando verificar estabelecimentos que possuem guias rebaixadas em vagas de recuo as quais não respeitam a metragem e que, nestes casos, a guia seja erguida de forma que os veículos não obstruam a calçada, prejudicando os pedestres.
O requerimento destaca que diversos proprietários do município possuem vagas de recuo em frente aos seus estabelecimentos, muitas vezes ocupando toda a frente. De acordo com Abelardo, os tamanhos das vagas de recuo não respeitam a metragem de 2,50X4,80 metros, deixando os carros parcialmente em cima da calçada, sendo esta situação prejudicial o transito de pedestres e das pessoas com deficiência.
Além desse pedido, Abelardo ainda utilizou a sessão ordinária do Legislativo para encaminhar uma solicitação pela possibilidade de nivelar as tampas de concreto que foram colocadas no Viaduto Bento Natel, na calçada no sentido do Bairro Vila Aparecida, de modo que fique adequada para a passagem de pedestres e pessoas com deficiência.