Os problemas envolvendo o desemprego e a crescente onda de tecnologia que toma conta das indústrias ligou o sinal de alerta no presidente da Câmara Municipal de Botucatu, vereador Ednei Lázaro da Costa Carreira [PSB] que solicitou por meio de requerimento, que o Poder Executivo invista na criação de um Centro Municipal de Formação Profissional. O pedido acabou aprovado pela unanimidade dos demais legisladores.
O documento, que foi encaminhado ao prefeito Mário Pardini e pede para que o mesmo envide esforços para a criação do Centro, para oferecer capacitação aos empregados que necessitarão se adequar para o novo mercado, aos atuais desempregados e aos jovens que precisam se preparar para ingressar no mercado de trabalho, mas com uma visão atualizada no contexto das novas ofertas de trabalho, considerando que anualmente cerca de 1.800 jovens completam os 16 anos.
De acordo com o vereador, o objetivo é capacitação profissional com ênfase na empregabilidade e empreendedorismo, nos aspectos técnicos e comportamentais, integrando desenvolvimento pessoal e profissional. No mercado de trabalho atual, a maioria dos profissionais, principalmente aqueles com baixa escolaridade ou mesmo com formação universitária, mas com mentalidade profissional tradicional ou desconectada das rápidas mudanças tecnológicas, terão muita dificuldade em conseguir atender o novo mercado de trabalho ou de se manter no emprego.
Em seu raciocínio, o vereador defende a necessidade das mudanças. “Como vemos que essas mudanças avançam numa velocidade jamais imaginada, faz-se necessário e urgente preparar o novo trabalhador para atender essa nova demanda mercadológica, com foco em habilidades comportamentais, visto que as habilidades técnicas, em boa parte, serão substituídas pela inteligência artificial”, completa Carreira.