As questões relacionadas ao uso de entorpecentes precisam ser cada vez mais debatidas no município. É dessa forma que entende a primeira secretária da Câmara Municipal de Botucatu, vereadora Jamila [PSDB], primeira signatária de um requerimento apresentado e aprovado pela unanimidade dos demais legisladores pela realização de uma audiência pública para debater o tema.
O documento foi apresentado em parceria com os vereadores Zé Fernandes [PSDB], Izaias Colino [PSDB] e Alessandra Lucchesi [PSDB] e encaminhado ao presidente da Câmara Municipal, vereador Carreira, para que o mesmo delibere pelo agendamento de referido encontro a ser realizado na sede do Poder Legislativo, sendo que o mesmo já sinalizou com a autorização da Audiência Pública.
O requerimento apresentado por Jamila se baseia na Lei municipal 5.982, instituída em abril de 2018 e que estipulou no Município de Botucatu, a “Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate ao uso de Drogas”, lei essa de iniciativa dos quatro vereadores que aparecem como autor da propositura. A ideia da legisladora é oferecer espaço para o debate por parte de especialistas no tema.
Apresentada por todos os vereadores, uma última demanda foi encaminhada ao Governador do Estado de São Paulo, solicitando que o mesmo envide esforços no sentido de manter o funcionamento do 2º Distrito Policial no setor norte de Botucatu, evitando sua unificação com o 1º Distrito Policial, atualmente localizado na região central da cidade. Solicitando, ainda, ampliar o número de efetivo policial para as demandas de trabalho nos Distritos Policias de Botucatu.