Atuando em favor dos servidores públicos da Unesp de Botucatu que lutam para o recebimento dos 13º salários do ano passado, o vereador Izaias Colino [PSDB] encaminhou por meio de requerimento, uma solicitação para que o reitor da universidade aceite o convite para vir até o Poder Legislativo local prestar esclarecimentos a respeito da situação. Assinam o pedido em parceria, os vereadores: Rose Ielo [PDT], Zé Fernandes [PSDB], Carreira [PSB], Cula [PSC], Sargento Laudo [PP] e Abelardo [MDB].
O requerimento, que acabou aprovado pela unanimidade dos demais legisladores no Pequeno Expediente, é direcionado ao Professor Doutor, Sandro Roberto Valentini, atual reitor da Unesp, convidando-o para comparecer em sessão ordinária desta Casa de Leis, em data a ser agendada e o mais breve possível, com a finalidade de prestar esclarecimentos com relação ao não pagamento do 13° salário dos servidores da referida instituição.
Colino justifica seu pedido tendo em vista o atraso no pagamento dessa obrigação trabalhista e diante do que foi proposto pela Reitoria em pagar de maneira parcelada o 13° salário, sendo a primeira em fevereiro e as seguintes em maio, agosto e outubro do corrente ano, ficando as três últimas condicionadas ao resultado da arrecadação do ICMS, sem correção. O 13º salário é um direito social de todos os servidores, garantido pela Constituição Federal e o não pagamento do benefício ou seu parcelamento sem correção prejudica os beneficiários que realizam seu trabalho com dedicação e competência.
Para o vereador, uma situação insustentável. “Me lembro do drama que foi o não pagamento no ano passado e estamos cobrando medidas. Eu não acredito mais na palavra desse reitor. Acho que ele presta um péssimo serviço como reitor. Eu o desafio a vir para Botucatu enfrentar os vereadores e os servidores da Unesp. São dois anos seguidos sem o pagamento o que o classifica como um profissional incompetente”, justifica Izaias.