Ouvir a Notícia
Na última sessão da Câmara Municipal, foi aprovado um requerimento de autoria dos vereadores Lelo Pagani [PT], Curumim [PSDB], Izaias Colino [PSDB] e Carlos Trigo [PT], que solicita ao Poder Executivo, a possibilidade de criar o Conselho Municipal da Juventude.
Para Pagani, Curumim, Colino e Trigo, o conselho seria um espaço democrático que serviria para debater os problemas e soluções dos jovens de nossa cidade compreendidos entre 15 e 29 anos. “Em 2005 foi criada a Secretaria Nacional de Juventude e o Conselho Nacional de Juventude significando o reconhecimento da juventude, pelo Estado brasileiro, como grupo social com interesses e necessidades particulares. O surgimento destas duas instâncias representou um passo importante no sentido da construção de políticas públicas voltadas aos jovens e da abertura de espaços de participação e diálogo entre o poder público e a sociedade civil. Desde então, as ações que vêm sendo realizadas pela SNJ e pelo Conjuve, têm incentivado a estruturação de políticas públicas regionais e a implementação de órgãos semelhantes nos estados e municípios. Foi pensando nesses gestores que a SNJ e Conjuve, em parceria com a Unesco, elaboraram um manual. A intenção é disponibilizar orientações básicas para a criação e implementação de conselhos de juventude, subsidiando a elaboração de políticas de participação e controle social da política pública na temática juvenil”, destacam os parlamentares.
Os vereadores destacam, ainda, que a criação do Conselho Municipal da Juventude surgiu durante audiência pública realizada no Poder Legislativo. “
Publicado em: 26 de março de 2013
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara