Vereadores pedem formação do Conselho Municipal de Álcool e Drogas ( COMAD)
Vereadores pedem formação do Conselho Municipal de Álcool e Drogas ( COMAD)
Foi aprovado, na última sessão da Câmara Municipal, um requerimento de autoria de todos os vereadores do Poder Legislativo, que solicita ao Poder Executivo, a possibilidade de formação do Conselho Municipal de Álcool e Drogas [COMAD].
Os vereadores levaram em consideração a explanação do Sr. Eronides Conceição Palmeira de Nicola, representante da Associação Filantrópica “Centro de Restauração Novo Caminho” que utilizou a tribuna livre da Câmara Municipal para realizar questionamentos e solicitar a criação do COMAD – Conselho Municipal de Álcool e Drogas.
Os vereadores acreditam que o assunto merece atenção do Poder Executivo uma vez que o álcool e as drogas, infelizmente, tem se tornado um fator constante de desvio de jovens e adultos e que, devido a inúmeros fatores, tem seu consumo aumentado em nossa sociedade.
Segundo Pesquisa Nacional de Saúde promovida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE], aumentou o consumo de drogas ilícitas por adolescentes entre 2009 e 2012, principalmente entre as meninas sendo que, em 2012, chegou a 9,9% o número de adolescentes que já experimentaram drogas ilícitas representando aproximadamente 312 mil jovens. Referida pesquisa também apontou que sete entre dez adolescentes já experimentaram bebidas alcoólicas.
Os vereadores solicitam a criação do COMAD até mesmo porque, em Botucatu, existe a Lei Municipal 3.043 de 10 de outubro de 1990 que institui no município o Conselho Municipal de Entorpecentes – COMEN, mas que, até o momento, não foi formado.