Comissão de Orçamento da Câmara discute inserção de emendas impositivas no orçamento municipal

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

14 de setembro de 2023

Imagem de capa da Notícia

Na manhã desta quinta-feira (14/09), a Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade da Câmara de Botucatu se reuniu com representantes da Prefeitura para discutirem a inclusão de emendas impositivas no Orçamento do município para o ano que vem.

Diante de funcionários da Secretaria Governo, o Presidente da Câmara, vereador Cula (PSDB), e os vereadores Lelo Pagani (PSDB), Alessandra Lucchesi (PSDB) e Sargento Laudo (PSDB) apresentaram ao Executivo as propostas de emendas, objetivando uma melhor alocação dos recursos públicos.

 

MAS AFINAL, O QUE É UMA EMENDA IMPOSITIVA?

As emendas são instrumentos que os parlamentares possuem para participar da elaboração do orçamento anual, procurando aperfeiçoar a proposta encaminhada pelo Poder Executivo. Por meio delas, os vereadores acrescentam novas programações orçamentárias com o objetivo de atender as demandas das comunidades que representam.

De acordo com o orçamento impositivo de Botucatu, 1,2% do orçamento municipal é destinado para atender as indicações dos onze vereadores da Casa. A divisão é igualitária, e cada um tem direito de indicar os mesmos valores. Tal indicação também é optativa, ou seja, o vereador faz uso deste direito somente se assim desejar. Além disso, 50% dos recursos devem ir obrigatoriamente para a área da saúde.

Imagem da Notícia