LDO 2026 e PPA 2026-2029 começam a tramitar na Câmara; audiência pública será no dia 16
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
02 de julho de 2025
A Câmara Municipal de Botucatu, por meio da sua Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade, realiza no próximo dia 16 de julho (quarta-feira), às 19h, uma audiência pública para discutir dois dos principais instrumentos de planejamento orçamentário do município: a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026 e o Plano Plurianual (PPA) 2026-2029.
Ambos os projetos que discutem as referidas leis (PLC 22/25 e PLC 21/25, respectivamente) foram protocolados na Casa no dia 30 de junho e já tramitam na Comissão de Orçamento e Finanças, a qual terá o prazo de 30 dias para recebimento de emendas. O debate público é parte fundamental do processo legislativo e atende ao que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (art. 48, §1°, I), que exige a participação popular na elaboração do orçamento.
Conheça a íntegra dos projetos:
O que são a LDO e o PPA? E por que eles são tão importantes?
A LDO é uma das três leis que compõem o ciclo orçamentário anual do município (junto com o Plano Plurianual – PPA – e a Lei Orçamentária Anual – LOA). Ela estabelece regras para a elaboração da Lei Orçamentária Anual do ano seguinte, definindo metas, prioridades e limites para os gastos públicos, exercendo o papel de “ponte” entre o PPA e a LOA.
Na prática, a LDO ajuda a organizar como a Prefeitura poderá investir recursos em áreas como saúde, educação, infraestrutura, cultura e segurança. Cada decisão tomada agora resultará nas ações do dia a dia da cidade em 2026.
Para o ano que vem, por exemplo, essa lei estima que o custo dos programas para atender as políticas públicas do município deve ser de R$ 893,5 milhões. Estes e outros números devem ser apresentados no evento.
Já o PPA (Plano Plurianual) é um instrumento de planejamento de médio prazo, que estabelece objetivos e ações estratégicas para os próximos quatro anos (2026 a 2029).
Ele orienta os investimentos públicos de forma contínua, mesmo com a troca de gestões, e influencia diretamente o desenvolvimento da cidade em diversas áreas. Neste caso, de acordo com o projeto de lei, o valor orçamentário ultrapassa os 3,9 bilhões de reais.
Durante a audiência, serão apresentados dados e estimativas importantes, como a previsão orçamentária para 2026, metas fiscais e áreas prioritárias para os próximos anos. É uma oportunidade para que a população compreenda como será planejado o uso dos recursos públicos e participe ativamente das decisões que impactam o futuro de Botucatu.
Acompanhe e participe!
A audiência será aberta ao público no plenário da Câmara e terá transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Casa (site, Facebook, YouTube e TV Câmara Botucatu). Também será possível participar de forma remota, enviando perguntas ou comentários pelo WhatsApp: (14) 99610-1981.
A construção de uma cidade mais eficiente e transparente começa com o envolvimento da população. Participe e ajude a definir os rumos de Botucatu!
Notícias Relacionadas
Abelardo cobra solução para vazamento da Sabesp na Avenida Júlio Vaz de Carvalho
21 de julho de 2011
Professor Nenê discute aluguel de prédios, pavimentação asfáltica e melhorias em praça
21 de julho de 2011