Audiência Pública debate geração de empregos, qualificação profissional e empreendedorismo em Botucatu
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
14 de agosto de 2025
Na noite desta quinta-feira, 14 de agosto, a Câmara de Botucatu promoveu uma importante audiência pública com o tema “Alternativas para a Geração de Emprego”. O evento foi proposto pelo vereador Welinton Japa (MDB) e contou com a presença do presidente do Legislativo, vereador Cula (MDB), além de convidados representantes de instituições como o SENAI, CIESP, SEBRAE e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Realizada no Plenário da Casa de Leis, a audiência teve como objetivo central promover um debate aberto com a sociedade sobre os desafios e oportunidades relacionados à empregabilidade, qualificação profissional e fomento ao empreendedorismo no município de Botucatu. A população pôde participar presencialmente e também enviar perguntas e comentários por meio das plataformas digitais e WhatsApp da Câmara.
A mesa diretora da audiência foi composta pelos seguintes convidados: Prof. José Orlando Santos, coordenador de Relacionamento com a Indústria do SENAI; Tiago Guerreiro Ferreira, diretor de unidade do SENAI e representante do CIESP Botucatu e Cláudio Roberto de Jesus Vieira, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do município.
Representando o setor industrial, Tiago Guerreiro (CIESP) abriu os trabalhos com uma fala voltada à realidade da indústria local. Ele destacou as dificuldades enfrentadas por empresas na contratação de mão de obra qualificada, apontando o descompasso entre a formação dos profissionais e as demandas técnicas do setor produtivo, evidenciando a necessidade de qualificações profissional por parte dos trabalhadores.
Em seguida, Eduardo Nascimento, gerente regional do SEBRAE, abordou o papel do empreendedorismo como alternativa de geração de renda. Ele apresentou os principais programas de capacitação oferecidos pela entidade, voltados ao micro e pequeno empreendedor, e destacou a importância da formalização e da educação empreendedora desde os primeiros anos escolares.
“O pequeno empreendedor é o coração que bomba a renda e oportunidades para o nosso Brasil”, salientou o palestrante.
Durante a segunda parte da audiência, os vereadores Carlos Trigo (MDB), Lelo Pagani (PSDB), Thiago Padovan (PSD), Ielo (PDT) e Zé Fernandes (PSDB), além do público presente e internautas, puderam fazer perguntas e comentários, que foram lidos e respondidos pelos participantes da mesa. As contribuições abordaram temas como ampliação de cursos técnicos e profissionalizantes na cidade; incentivos ao primeiro emprego e à contratação de jovens; empregabilidade aos neurodivergentes e PCD’s; parcerias entre empresas e escolas técnicas e apoio a pequenos negócios e microempreendedores locais.
TRANSPARÊNCIA E INTERAÇÃO
A audiência foi transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Câmara no YouTube, Facebook e pela TV Câmara Botucatu (Canal 31.3 - TV aberta / Canal 2 - Claro NET), permitindo o acompanhamento em tempo real por toda a população. A interação online foi realizada via WhatsApp, com mensagens lidas durante o evento.
O conteúdo completo da audiência permanece disponível no canal do Youtube da Câmara para quem quiser assistir posteriormente.
Notícias Relacionadas
Abelardo cobra solução para vazamento da Sabesp na Avenida Júlio Vaz de Carvalho
21 de julho de 2011
Professor Nenê discute aluguel de prédios, pavimentação asfáltica e melhorias em praça
21 de julho de 2011