Câmara realiza Audiência Pública sobre Saneamento Básico
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
28 de agosto de 2025
A Câmara Municipal de Botucatu realizou na noite desta quinta-feira, dia 28/08, uma Audiência Pública sobre o Projeto de Lei nº 51/2025, que trata sobre a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico, que passará a ser o principal instrumento orientador da Política Municipal de Saneamento Básico até o ano de 2041.
O encontro foi conduzido pelo Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, Zé Fernandes (PSDB). Compuseram também a Mesa dos trabalhos: o Presidente Cula (MDB); a Secretária de Meio Ambiente, Bianca Picado; o Secretário de Infraestrutura, Rodrigo Taborda; e o Gerente do Departamento de Operação da Sabesp, Nilzo Fumes.
A Audiência também teve a participação do Gerente da Divisão de Manutenção e Serviços Operacionais da Sabesp, Sandro Ramos.
A Secretária Bianca Picado explicou sobre o Plano Municipal.
“Os eixos contemplados no Plano são abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais”, disse a Secretária.
Na sequência, o Gerente do Departamento de Operação da Sabesp, Nilzo Fumes comentou sobre abastecimento.
“A Lei de Desestatização da Sabesp adiantou em quatro anos as metas de atendimento de 99% de água e de esgoto 90% em todo o município”, afirmou o Gerente.
O Secretário Rodrigo Taborda falou sobre a drenagem urbana e manejo de águas pluviais.
“Esse Plano prevê como a cidade de Botucatu vai caminhar pelos próximos 20 anos, então projeta para 2041. Elencando os principais pontos onde a cidade deve combater e dizendo objetivos bastante realistas onde precisamos voltar as nossas atenções especificamente”, falou o Secretário.
Os vereadores Carlos Trigo (MDB), Erika da Liga do Bem (PSD), Ielo (PDT), Lelo Pagani (PSDB), Nuno Garcia (PODE), Thiago Padovan (PSD), Valmir Reis (PP) e Welinton Japa (MDB) estiveram presentes e realizaram questionamentos sobre o tema. A população também pôde assistir e tirar suas dúvidas, tanto de forma presencial, como remotamente.
Agora, o Projeto segue para a Comissão de Meio Ambiente.
TRANSPARÊNCIA E INTERAÇÃO
A Audiência foi transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Câmara no YouTube, Facebook e pela TV Câmara Botucatu (Canal 31.3 - TV aberta / Canal 2 - Claro NET), permitindo o acompanhamento em tempo real por toda a população. A interação online foi realizada via WhatsApp, com mensagens lidas durante o evento.
O conteúdo completo da Audiência permanece disponível no canal do Youtube da Câmara para quem quiser assistir posteriormente.
Notícias Relacionadas
Abelardo cobra solução para vazamento da Sabesp na Avenida Júlio Vaz de Carvalho
21 de julho de 2011
Professor Nenê discute aluguel de prédios, pavimentação asfáltica e melhorias em praça
21 de julho de 2011