Prof. Dr. Chukichi Kurozawa recebe Título de "Cidadão Botucatuense”

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

29 de agosto de 2025

Imagem de capa da Notícia

A Câmara Municipal de Botucatu realizou na noite desta sexta-feira, 29/08, uma Sessão Solene para entrega do Título de Cidadão Botucatuense para o Prof. Dr. Chukichi Kurozawa.

De autoria do vereador Nuno Garcia (PODE), o projeto foi aprovado, dando origem ao Decreto Legislativo nº 446, de 10 de junho de 2025, e representa uma das mais altas honrarias que o Poder Legislativo pode conceder. O título de “Cidadão Botucatuense” é destinado a pessoas que não nasceram em Botucatu, mas que tem grande e reconhecida contribuição à cidade.

Na Sessão Solene, acompanharam a entrega da homenagem vereadores, familiares e amigos, além do Secretário de Agricultura, Júlio César Oliveira, representando o Prefeito Fábio Leite.

 

Quem é Chukichi Kurozawa?

Chukichi Kurozawa nasceu em 1940, em Martinópolis, São Paulo. Formado em Agronomia pela ESALQ/USP em 1966, obteve mestrado (1972) e doutorado (1975) em Fitopatologia, além de títulos acadêmicos importantes como Professor Livre-docente (1980), Professor Adjunto (1981) e Professor Titular (1982) na área de Fitopatologia da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP, campus de Botucatu, onde reside desde 1968.

Durante trinta anos, ministrou aulas para alunos de graduação e pós-graduação, orientando 28 alunos de iniciação científica, 15 de mestrado e 3 de doutorado, consolidando-se como referência no ensino e na formação de profissionais na área de agronomia. Participou ainda de dezenas de bancas examinadoras, contribuindo ativamente para o desenvolvimento acadêmico.

Desde 1999, atua como consultor do programa Globo Rural, da TV Globo, compartilhando informações técnicas a um grande público. Também prestou consultoria a empresas e instituições renomadas, impactando diretamente o setor agrícola em diversas regiões do país.

Autor de cerca de 50 publicações científicas, 4 capítulos de livros e quase 100 trabalhos apresentados em congressos. Atuou ainda em cargos administrativos na Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP e presidiu congressos.

Recebeu diversas premiações e homenagens como o Prêmio Paulista de Fitopatologia, o título de Professor Emérito da UNESP, o Diploma de Honra ao Mérito pelo CREA-SP, a Comenda Kasato Maru e o Prêmio Kiyoshi Yamamoto, concedido em 2024 pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social. Proferiu mais de 150 palestras em eventos científicos e agrícolas.

 

Parabéns, Professor!

 

A íntegra da Sessão Solene está disponível no Facebook da Câmara Municipal de Botucatu, e em breve no canal do Youtube e na programação da TV Câmara.

Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia