Audiência na Câmara discute importância da Consciência Negra em Botucatu
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
26 de novembro de 2025
A Câmara Municipal de Botucatu realizará, no dia 4 de dezembro de 2025 (quinta-feira), às 19h, uma Audiência Pública para debater a importância do Dia da Consciência Negra, data celebrada nacionalmente em 20 de novembro e dedicada à reflexão sobre a luta da população negra, o combate ao racismo e a valorização da cultura afro-brasileira.
A iniciativa surgiu a partir do Requerimento nº 975/2025, aprovado na sessão ordinária de 10 de novembro, de autoria dos vereadores Lelo Pagani (PSDB), Thiago Padovan (PSD), Ielo (PDT) e Zé Fernandes (PSDB).
Sobre o Dia da Consciência Negra
A data foi escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência contra a escravidão no Brasil. O dia reforça a necessidade de reconhecer a contribuição histórica, cultural, social e econômica da população negra, além de promover ações afirmativas e discussões que visem à equidade racial. Em diversos municípios brasileiros, o Dia da Consciência Negra é feriado, como forma de valorização dessa memória e do enfrentamento ao racismo estrutural.
Convidada Especial
A audiência contará com a participação de Conceição Aparecida Domingos Vercesi, profissional com formação em Contabilidade e Bacharelado em Direito, que atua com assessoria e consultoria contábil para MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte.
Conceição integra o Grupo de Mulheres Negras de Botucatu “Tereza de Benguela” e é multiplicadora da Politize, atuando na orientação decolonial e antirracista, na multiplicação de políticas públicas para a população negra e como palestrante para a educação antirracista.
Como colaboradora do Instituto Botucatu, participou e articulou o Programa Mentoria para Mulheres, desenvolvido em parceria com o Consulado dos Estados Unidos e o Sebrae. Atualmente, compõe a formação Ginga Afrotech Hub, iniciativa voltada ao fortalecimento de pessoas negras empreendedoras no ecossistema de inovação e tecnologia, idealizada pelo Sebrae-SP e executada pela Darwin Startups.
Transmissão ao vivo
A solenidade também poderá ser acompanhada ao vivo pelos canais oficiais da Câmara: site, Facebook, YouTube e pela TV Câmara Botucatu (canal 31.3 da rede aberta e canal 2 da Claro NET TV).
Participação da comunidade
A Câmara reforça que a Audiência Pública é aberta à participação de toda a população, que poderá contribuir com reflexões, propostas e relatos relacionados ao tema. O objetivo é promover um espaço de diálogo e construção coletiva sobre igualdade racial, valorização da cultura afro-brasileira e políticas públicas voltadas às pessoas negras. Lembrando que a entrada do legislativo está sendo feita, momentaneamente, pela Rua Marechal Deodoro, em virtude de obras na recepção da Câmara.
Participe!
Notícias Relacionadas
Abelardo cobra solução para vazamento da Sabesp na Avenida Júlio Vaz de Carvalho
21 de julho de 2011
Professor Nenê discute aluguel de prédios, pavimentação asfáltica e melhorias em praça
21 de julho de 2011