Em última plenária do ano, vereadores votam projetos tributários e administrativos
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
19 de dezembro de 2025
A Câmara Municipal de Botucatu realiza na próxima segunda-feira, 22 de dezembro, sua última sessão plenária de 2025. A Sessão Ordinária está marcada para as 19h, no plenário da Casa Legislativa, e será seguida por uma Sessão Extraordinária, convocada para apreciação de projetos considerados prioritários para o município.
Na Ordem do Dia da Sessão Ordinária, os vereadores irão discutir e deliberar quatro projetos de autoria da Prefeitura. Entre eles, estão duas propostas que alteram dispositivos do Código Tributário Municipal, incluindo ajustes em artigos específicos e a extinção da taxa de autorização e funcionamento de eventos para feiras de comércio de veículos automotores (PLC 37/2025 e PLC 40/2025). Também será analisado o projeto que cria o Observatório de Turismo de Botucatu (Obtur), iniciativa voltada ao monitoramento e planejamento do setor turístico (PL 126/2025), além da proposta que regulamenta a atividade de motorista auxiliar (preposto) no município (PL 134/2025), estabelecendo critérios e documentação necessária para o exercício da função.
Encerrada a Sessão Ordinária, os parlamentares participam de Sessão Extraordinária, convocada pela Presidência da Câmara, a pedido do Prefeito Municipal. Na pauta, estão cinco matérias: o projeto que altera o quadro de pessoal da Prefeitura, abrangendo diversas funções do serviço público (PLC 41/2025); a autorização para o município contratar operação de crédito junto ao Banco do Brasil (PL 104/2025); uma proposta de alteração do Regimento Interno da Câmara (PR 10/2025); uma Emenda à Lei Orgânica do Município, que modifica dispositivos relacionados à organização do Legislativo (Proposta de Emenda à Lei Orgânica Nº 2/2025); e o Projeto de Lei Nº 132/2025, de iniciativa do Executivo, que desafeta um bem público atualmente destinado a lazer, transferindo-o para a categoria de bem dominial, e autoriza a doação da área para a implantação de um parque industrial, com foco na produção de veículos, geração de empregos e atração de investimentos. O recebeu pedido de vista do vereador Ielo e por isso, está de volta nas discussões da próxima semana.
Além dos projetos que compõem a pauta oficial, os vereadores também devem analisar mais de 30 proposituras, entre requerimentos e indicações, contemplando áreas como educação, esportes, infraestrutura urbana, meio ambiente, saúde, segurança pública, trânsito, transporte, turismo e serviços de zeladoria.
Outro destaque da noite são os pronunciamentos na tribuna, momento tradicional das sessões legislativas em que os parlamentares utilizam a palavra para apresentar demandas da população, prestar contas de seus mandatos, defender propostas e chamar a atenção do Poder Público para temas relevantes da cidade.
A sessão será transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Câmara Municipal de Botucatu, incluindo o site institucional, YouTube, Facebook e a TV Câmara Botucatu (canal 31.3 no sinal aberto e canal 2 da Claro/Net).
A população é convidada a acompanhar os trabalhos do Legislativo e o encerramento das atividades parlamentares do ano.
Notícias Relacionadas
Abelardo cobra solução para vazamento da Sabesp na Avenida Júlio Vaz de Carvalho
21 de julho de 2011
Professor Nenê discute aluguel de prédios, pavimentação asfáltica e melhorias em praça
21 de julho de 2011