Sempre atuante em questões envolvendo pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência, o vereador Carlos Trigo [PDT] encaminhou uma solicitação por meio de requerimento ao presidente da Câmara Municipal de Botucatu cobrando a contratação de um profissional habilitado na linguagem de sinais – Libras, para atuar diretamente na programação da TV Câmara.
O requerimento pede para que sejam realizados os investimentos necessários à implantação de recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, na programação veiculada pelo canal legislativo. Além disso, pede também pela contratação de serviços através de profissional habilitado para traduzir, em linguagem de LIBRAS o conteúdo das sessões, audiências e demais eventos promovidos pela Câmara de Botucatu, objetivando garantir o acesso a informação de pessoas com deficiência auditiva.
Carlos Trigo é o autor de uma lei municipal que existe em Botucatu desde janeiro de 2004 [4.491] que já garante o acesso a informação por parte dessa parcela da população. Entre os dispositivos da legislação aprovada estão “garante aos portadores de deficiência auditiva o direito de acompanhar, através do auxílio da linguagem de sinais de libras, as cerimônias públicas realizadas no Município”.
Carlos Trigo afirma que sua solicitação atende a uma demanda atual da sociedade. “Estamos vivendo um momento de conquistas de inclusão em todas as áreas, sendo que os acessos às informações devem ocorrer a qualquer custo. Muitas dessas conquistas vêm por força do que rege nossa Constituição Federal, que é muito clara quando das discriminações por diferenças de raça, credo ou deficiência física e é importante garantir meios para que pessoas com deficiência auditiva possam acompanhar as sessões, audiências e demais atividades promovidas pelo Poder Legislativo, especialmente a partir deste momento em que a TV Câmara já está bem estruturada em programação e equipamentos”, explicou.