Ouvir a Notícia
A Câmara Municipal de Botucatu realizou, na noite da última quarta-feira (29), sua 37ª Sessão Ordinária do ano. A plenária ocorreu excepcionalmente na quarta-feira, e não na segunda-feira, como é tradicional, em função dos pontos facultativos referentes ao “Dia do Servidor Público” nos dias 27 e 28 de outubro.
Na ocasião, os vereadores botucatuenses aprovaram seis projetos de grande relevância para a cidade, abrangendo áreas como educação, esporte, homenagem a cidadãos e valorização de doadores de sangue e órgãos.
PROJETOS APROVADOS
1. Educação Integral (Projeto de Lei nº 85/2025)
De autoria do prefeito, o projeto voltou à pauta após pedido de vista do vereador Ielo (PDT) em semanas anteriores. O objetivo é estabelecer diretrizes para a implantação da política de educação integral nas escolas da rede municipal de Botucatu, considerando o desenvolvimento integral dos estudantes — intelectual, físico, social, cultural e emocional. A proposta também prevê a integração da escola com a comunidade e a valorização da formação continuada dos profissionais de educação, com implementação gradual e planejada de acordo com as condições locais.
Durante as discussões, o vereador Ielo chegou a solicitar o adiamento da votação por mais duas semanas, para que fossem analisadas questões levantadas pelo Coletivo de Mães Atípicas de Botucatu. Mas o pedido foi rejeitado pela maioria dos votos parlamentares. Em seguida, o vereador Carlos Trigo (MDB) também pediu o adiamento da matéria, que novamente foi negado. Trigo então apresentou um pedido de vista, igualmente rejeitado pelo plenário. Ainda assim, o vereador Abelardo (Republicanos) subiu à tribuna para defender os ideais apresentados por muitos pais que são contra a educação integral no município. O parlamentar finalizou sua fala solicitando vista ao projeto, mas o pedido foi, pela terceira vez, rejeitado pela maioria dos votos.
2. Denominação de Campo de Futebol no Recanto Azul (PL nº 70/2025)
Proposto pelo vereador Zé Fernandes (PSDB), o projeto homenageia Arnaldo de Mello Oliveira, empresário e incentivador do esporte, que transformou parte de sua propriedade em espaço esportivo aberto à comunidade. A iniciativa busca reconhecer sua contribuição para o desenvolvimento humano por meio do esporte e sua dedicação à cidade de Botucatu.
3. Denominação de Academia ao Ar Livre no Recanto Azul (PL nº 71/2025)
Também de autoria do vereador Zé Fernandes (PSDB), o projeto presta homenagem a Maria Rita Piloto de Oliveira, que se destacou pelo trabalho voluntário e engajamento social, inclusive na fundação da Associação de Promoção Humana de Botucatu. A iniciativa reconhece sua dedicação à comunidade e legado de solidariedade e educação.
4. Denominação de Alameda (PL nº 91/2025)
De autoria do vereador Lelo Pagani (PSDB), a proposta denomina “Alameda São Francisco de Assis” o trecho de acesso à Escola do Meio Ambiente. A homenagem a São Francisco de Assis ressalta a importância da proteção à natureza e o papel estratégico da escola na formação de cidadãos conscientes e na preservação ambiental.
5. Denominação de Ponto de Atendimento (PL nº 97/2025)
Proposto pelo vereador Thiago Padovan (PSD), o projeto homenageia Elias Vieira, cidadão que dedicou sua vida à construção e melhoria da comunidade do bairro Alvorada da Barra Bonita, deixando um legado de solidariedade, cidadania e afeto compartilhado.
6. Diploma de Reconhecimento aos Doadores (Projeto de Decreto Legislativo nº 18/2025)
De iniciativa da Mesa Diretora, o projeto concede diploma aos doadores de sangue e órgãos, em parceria com o HCFMB/UNESP. A homenagem será entregue em 19 de novembro no plenário da Câmara, valorizando aqueles que contribuem para salvar vidas. Entre os homenageados estão Daniel Rodrigues Torres Modenese, Cristiano José dos Santos, famílias de Emanoela Santos da Silva e de Breno Gabriel da Silva, Santiago Costa dos Santos, e a Bracell SP Celulose Ltda, instituição colaboradora.
Pequeno e Grande Expediente
No “Pequeno Expediente” da sessão, foram aprovados 25 requerimentos e 3 moções. Também foram encaminhadas 9 indicações ao Poder Executivo. Já no “Grande Expediente”, os vereadores usaram a tribuna para comentar pedidos recentes, cobrar respostas da Prefeitura e debater temas de interesse público, reforçando o papel da Câmara como espaço de diálogo e participação cidadã.
Transparência e acesso à informação
Todos os projetos aprovados nesta e em outras sessões, bem como a íntegra das plenárias, podem ser consultados diretamente no site oficial da Câmara Municipal de Botucatu. A gravação completa da 37ª Sessão Ordinária está disponível no canal da Câmara no YouTube, garantindo que a população acompanhe de perto as decisões e debates da Casa Legislativa.
Publicado em: 30 de outubro de 2025
Publicado por: Vinicius Falcão
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara