Notícias

Ouvir a Notícia


Sessão Solene: Reverendo Clayton recebe Título de Cidadão Botucatuense

Evento contou com apresentação musical do coral "Reverendo Francisco Guedelha"

Imagem de 26e244d6-24ee-406c-84f7-8ecfabea336a

Na noite desta sexta-feira (12/07), a Câmara de Botucatu realizou uma sessão solene para entrega do Título de Cidadão Botucatuense ao Reverendo Clayton Leal da Silva.


De autoria Parlamentar, o projeto foi aprovado por unanimidade dos votos, dando origem ao Decreto Legislativo nº 395 de 14 de março de 2023, e representa uma das mais altas honrarias que o Poder Legislativo pode conceder. O título de “Cidadão Botucatuense” é destinado a pessoas que não nasceram em Botucatu, mas que tem grande e reconhecida contribuição à cidade.

Na sessão solene, acompanharam a entrega da homenagem vereadores, familiares, amigos, o Padre José Francisco Antunes, representando a Arquidiocese de Botucatu, além do Secretário Municipal de Saúde, representando o poder Executivo.  

 

Quem é Clayton Leal da Silva?

Clayton Leal da Silva nasceu em 1964 na cidade de Presépio de Machado (MG). Ainda jovem, cursou Teologia e idiomas estrangeiros. Durante o período do Seminário (1984-1988), para ajudar a custear os seus estudos, viajou todo final de semana para trabalhar nas Igrejas. Após o término do curso,  foi examinado pelo Presbitério Sul de Minas, onde foi aprovado para a licenciatura, período probatório de atuação no campo de trabalho, para a ordenação ao Ministério da Palavra e dos Sacramentos.

 

Na temporada de pós-graduação em 1992/1993, estudou no Instituto Ecumênico de Bossey, com em Genebra, na Suíça. Como parte dos estudos ecumênicos, estudou em Roma, Itália, nas dependências do Vaticano, onde teve aulas com o Cardeal Joseph Aloisius Ratzinger, que se tornaria o Papa Bento XVI.

 

Terminados os estudos em Genebra, voltou ao Brasil, foi comissionado, como Pastor titular,  para o campo pastoral das cidades de Cerqueira César e Óleo, onde dividia o seu tempo entre o ministério pastoral, a finalização do mestrado e a presidência do Acampamento “Cristo é Vida”, em Avaré, que depois se tornou  na Associação Ambiental “Asa Vida”, vinculada a Associação Bethel. Neste período foi eleito pela primeira vez Presidente do Presbitério de Botucatu e do Sínodo Sul de São Paulo, ambos da IPI do Brasil.

 

No início do ano 2000,  deu inicio a sua formação de psicanalista, posteriormente fazendo cursos na mesma área na Universidade de Campinas (UNICAMP) e  na Universidade de São Paulo (USP).

 

Atualmente, é Pastor titular da Igreja Presbiteriana Independente de Botucatu. Desenvolve relacionamentos ecumênicos da Igreja com outras famílias religiosas da cidade, especialmente  através da Celebração do Dia Mundial de Oração e da  Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e, por, várias vezes,  participou da Campanha da Fraternidade Ecumênica. Ademais, é o atual secretário de teologia da IPI do Brasil e assessor de Relações Internacionais e Ecumênicas  da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, para o período de 2020  a 2024.

Lembrando que a sessão solene foi gravada e fotografada para arquivo próprio da Câmara, já que sua transmissão ao vivo pela TV e redes sociais foi vedada devido a imposições do Tribunal Superior Eleitoral. 

Parabéns, Reverendo Clayton! 


Publicado em: 12 de julho de 2024

Publicado por: Equipe de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

A Câmara Municipal de Botucatu realizou, nesta segunda-feira, 29 de dezembro, uma sessão extraordinária para analisar um projeto de autoria do Poder Executivo. Na ocasião, os vereadores aprovaram por unanimidade ajustes nas leis orçamentárias do m...
Na próxima segunda-feira, 29 de dezembro, a Câmara de Botucatu realiza a 29ª sessão extraordinária. A plenária está marcada para as 10h, pois mesmo durante o recesso parlamentar o trabalho continua e nesse período podem ser convocadas sessões extr...
Entre os dias 23 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026, a Câmara Municipal de Botucatu estará em recesso parlamentar, conforme previsto no artigo 110 do Regimento Interno da Casa. Durante esse período, as sessões ordinárias são suspensas,...
No último dia 23 de dezembro, a Câmara de Botucatu entrou em recesso, marcando o encerramento de mais um ano parlamentar. Em 2025, o Legislativo municipal se destacou pela aprovação de mais de 40 projetos de lei e pela intensa atividade dos veread...
A Câmara Municipal de Botucatu encerrou o ano legislativo de 2025 na última segunda-feira (22/12) com uma plenária dupla. Durante a noite, os vereadores analisaram e aprovaram projetos de impacto para o município, além de pedirem vista e adiamento...
A Câmara de Botucatu encerrou suas atividades financeiras de 2025 com saldo positivo em caixa. Executando 90,08 % de um montante de R$ 8.526.000,00 (oito milhões, quinhentos e vinte e seis mil reais), repassado pelo município, o valor de R$ 714.04...

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!